A Black Friday 2023, tradicional ação de promoção no comércio, está programada para esta sexta-feira (24). A data gera a expectativa no consumidor para obter grandes descontos de produtos e vantagens nos pagamentos. Muitas das ações já vêm ocorrendo desde o início do mês. As entidades do segmento em Caxias do Sul estão otimistas com as vendas. O Sindilojas Caxias, por exemplo, estima que de 80% dos lojistas irão aderir às promoções.
O presidente do Sindilojas, Rossano Boff, conta que o comércio já se movimenta desde o começo do mês antecipando promoções e chamando a atenção do público para descontos. Tanto que o sindicato, em parceria com a Brigada Militar, já lançou, há cerca de uma semana, a Operação Black Friday com o objetivo de oferecer maior segurança aos consumidores que preferem comprar no comércio físico. Boff explica que a organização da data é livre para cada empresário, não há uma regra sobre divulgação, horários e estratégias, como os descontos oferecidos ao consumidor. O empresário pode optar por girar o estoque de algum produto que adquiriu em excesso e não teve a venda esperada, se tornando um estoque antigo. Também pode negociar descontos com fornecedores para produtos de lançamento, limitar a quantidade de itens, por exemplo.
- Cada um pode fazer de sua forma, é uma livre iniciativa de cada lojista, com base no seu estoque, novidades, estoque antigo. Além de realizar negociação antecipada com fornecedores e aí conseguir repassar descontos pra essa data da forma que considerar que se tornará mais rentável ao negócio. Pensando sempre em oferecer compras vantajosas ao cliente - complementa Boff.
Mercados e demais comércios do setor alimentício também costumam participam da Black Friday. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), Volnei Basso, conta que, neste período, assim como ocorre nas ofertas do dia a dia, os empresários do segmento se programam para comprar produto antecipadamente e limitar a quantidade de itens vendidos para o mesmo CPF. No setor alimentício, a Black não costuma ser a data com maior movimentação, como ocorre no Natal, Dia das Mães e Dia dos País. Mas a expectativa de vendas também é positiva.
- Com base numa pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS, aguarda-se uma boa data de vendas, com cerca de 30% acima das vendas diárias - comenta Basso.
Entre as lojas que vão participar está a Baby Mania, que montou uma estratégia para a data. Ser diferente, organizar-se com antecedência, adotar medidas para atrair olhares aos produtos no e-commerce e o atendimento qualificado ao cliente no espaço físico são algumas das medidas adotadas pelo empresário André Benedetti, 36 anos. Na Mega Store da loja, localizada na Perimetral Norte, as promoções já acontecem desde o início do mês, inclusive, unindo o aniversário de casa, que tem sete anos.
— A nossa Black Niver Baby soma os sete anos de casa, comemorados no dia 10 de novembro, com a promoção tradicional do mês. Temos uma seleção de 50 produtos de valor agregado com descontos que farão a diferença na hora da compra e devem ser pagos à vista — afirma Benedetti.
O empresário explica que a estratégia adotada vem sendo repetida há quatro anos, pelo sucesso que representou nas outras edições. A Baby é focada em produtos para crianças de zero a três anos, que vão desde o pano de boca, o bico, até um móvel para o quarto da criança, passando por carrinhos e cadeiras veiculares. No dia 15 de novembro, a equipe da loja fez uma live de lançamento demonstrando que há produtos de ponta de linha com descontos acima de mil reais.
Benedetti acredita que o lojista precisa ser diferente para ter resultados diferentes e conquistar a confiança do seu cliente.
- A gestante pesquisa mais, estuda mais, analisa as marcas e ela aguarda essa data pra ver se o produto que ele quer estará com descontos. O cliente hoje quer o preço da internet (mais em conta), com produto a pronta entrega, não aceita ser mal atendido e quer ter assistência - resume o empresário que busca estar em todos os meios disponíveis: tem loja física de 2 mil metros quadrados, trabalha em 10 plataformas digitais de revenda de produtos, como Amazon, Submarino, Magazine Luiza, entre outras, tem site oficial, acompanha avaliações de satisfação do cliente pelas ferramentas do Google e está desenvolvendo um aplicativo para facilitar o contato com o cliente.
Na visão dele, a tecnologia auxilia para que a oferta seja mais assertiva e aumente as chances de vendas.
Uma dica repassada pelo empresário é que o cliente, já que está mais exigente, tenha atenção com as compras online e prefira as lojas físicas. Até a metade deste mês, as vendas da loja apresentaram resultados positivos, na avaliação do empresário. A expectativa de Benedetti é que os números de vendas e de movimento de clientes continuem aumentando.
Pesquisas comprovam expectativas
As boas expectativas em relação à Black deste ano vêm com base, principalmente, na pesquisa de intenção de compra do consumidor feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL). Segundo dados coletados, haverá um aumento de 17,7% na intenção de compras dos caxienses na data deste ano. O tíquete médio deve subir 16,3%, em comparação a data de 2022. A pesquisa também estima que os consumidores devem adquirir R$ 1.272,01 em produtos.
Como principais bens de desejo, o destaque fica por conta dos móveis e eletrodomésticos (22,9%), seguidos por eletroeletrônicos (22,1%) e vestuário (15,2%). A pesquisa foi feita com 816 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro.
O gerente administrativo financeiro da CDL Caxias, Carlos Cervieri, alerta ao empresário que o consumidor está cada vez mais preparado para as compras:
- O consumidor está cada vez mais se preparando, buscando informações nas redes sociais, em sites próprios das lojas e está fazendo uma consulta prévia. Cerca de 30 a 40 dias antes já vem acompanhando o preço, para quando chegar a Black fazer a comparação. O comércio tem que ter essa noção e estar se preparando para receber bem esse consumidor. Cada vez mais é uma data importante e que merece a atenção do varejista. Faça os descontos dentro do possível para o seu comércio.
Já a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) divulgou que a expectativa de vendas neste ano boa nos comércios gaúchos. Em comparação com a data de 2022, a projeção é de aumento. O presidente da entidade, Vitor Augusto Koch, afirma que, somando vendas de lojas físicas e online, deve-se chegar a R$ 700 milhões no RS. A preferência dos gaúchos, segundo a Federação será na compra de smartphones e aparelhos eletrônicos, seguidos de eletrodomésticos, vestuário, calçados e cosméticos.
Koch acredita que os números altos de vendas se darão pela queda das taxas de juros e as renegociações de dívidas, que permitiram a retomada de acesso ao crédito por parte de muitas pessoas. Por outro lado, o presidente da FCDL alerta aos empresários gaúchos que a inadimplência está elevada, por isso, deve ser analisada a venda a prazo.
A FCDL orienta aos empresários que é necessária fazer boa negociação com fornecedores, ser transparente sobre descontos e políticas, garantir a estabilidade do site, ofertar atendimento personalizado na loja física, ter uma logística eficiente, estabelecer estratégias de fidelização de clientes e uma divulgação eficaz. Além de conhecer as tendências e preparar-se adequadamente para fazer boas vendas e aproveitar ao máximo a data.