Anúncios chamativos de promoções ocupam as ruas e também o ambiente digital. É um cenário já comum para o comércio e consumidores em novembro. Afinal, é o mês da Black Friday, um dia de descontos promovido pelo varejo, cuja origem é norte-americana, mas se popularizou e é aproveitado também em solo brasileiro. Neste ano, as ofertas se concentram nesta sexta-feira (24) — embora os descontos venham sendo oferecidos desde o início do mês. Entretanto, é preciso ficar atento para não cair em golpes e não tornar as compras uma dor de cabeça ou um problema futuro.
O Procon de Caxias do Sul divulgou dicas que podem auxiliar o consumidor a aproveitar melhor o dia de ofertas (veja abaixo). O órgão de defesa do consumidor está fazendo ações preventivas desde o mês de setembro. De acordo com o coordenador da unidade caxiense, Jair Zauza, uma equipe foi às ruas da cidade e captou preços das lojas. Os dados coletados foram guardados e a equipe deve retornar na sexta (24) para verificar se os preços e as promoções são corretas. Em caso de promoções fraudulentas, pode haver autuação e multa ao estabelecimento.
Zauza comenta que esse trabalho de prevenção foi realizado no ano passado e flagrou cinco redes varejistas com preços irregulares. Ele detalha que os locais ofertavam um valor em setembro e, no começo de novembro, subiram os preços para poder baixar durante a Black, simulando uma promoção.
Zauza pede que o consumidor tenha atenção ao receber links de promoções:
— Se recebeu por SMS ou em grupos de Whats que um geladeira de R$ 2 mil custa R$ 500 na Black, vá no site oficial da loja, através do Google ou do aplicativo da loja, e confirme se está mesmo com essa promoção. Caso esteja, faça a compra pelo site e não pelo link enviado — orienta.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que outra situação de golpe ocorre em lojas em redes sociais. Geralmente são perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda.
— Golpistas criam perfis falsos e investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores. Também usam sites de vendedores, depoimentos e bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor — adverte o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.
Em compras pela internet, o coordenador do Procon de Caxias do Sul também orienta que a pessoa guarde prints da promoção, da forma de pagamento, nota fiscal, informações de frete e todas as transações que foram necessárias. Estes materiais podem auxiliar o Procon em caso de suspeita de fraude.
Veja as dicas do Procon Caxias para aproveitar a Black Friday:
1 - É sempre bom verificar se a loja é de confiança. Confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra.
2 - Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o dinheiro de volta ou trocar por outro produto. Não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Mas lembre-se: esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone.
3 - Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday. Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. Guarde a pesquisa.
4 - O preço promocional não anula os direitos do consumidor: os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos com defeito no prazo por ela estabelecido.
5 - As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque. O consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento.
6 - O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra. Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.
7 -Não olhe apenas o preço do produto, é necessário verificar também o preço do frete. Algumas empresas tentam compensar o desconto dos produtos abusando do valor do frete.
8 - Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra. O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que adquiriu.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon), o telefone 151 e WhatsApp (54) 99929-8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.