Pelo segundo mês consecutivo, o setor de indústria foi o que mais gerou vagas formais em Caxias do Sul, com o saldo total de 545 postos de trabalho ocupados em outubro. Os dados, divulgados nesta terça-feira (28) no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), mostram que, ao todo, foram 7.371 admissões e 6.258 demissões no 10º mês do ano.
Com isso, o saldo positivo total de Caxias no mês de outubro foi de 1.113 novas posições ocupadas. Depois da indústria, o setor de serviços também gerou novas posições e teve saldo positivo de 288 novas contratações. Em seguida, o setor que também gerou maior número de vagas formais na cidade foi o comércio, com 278 ocupações.
No mês anterior, em setembro, a indústria já havia disparado em admissões em relação a outros setores e empregou 257 pessoas. Serviços se manteve em segundo com nove vagas formais de saldo, enquanto que o comércio teve quatro postos de trabalho.
Segundo melhor mês em vagas geradas
Com base nos dados de todos os meses disponíveis até o momento, outubro foi o segundo melhor em vagas formais geradas em Caxias. O 10º mês do ano ficou atrás apenas de fevereiro, que contabilizou 1.847 postos de trabalho.
O mês de fevereiro também foi o melhor em contratações para a indústria com o saldo positivo de 1.005 vagas geradas. Em sequência foi o setor de serviços, com 386 posições e agropecuária, com saldo de 367 postos.
Tendência de final e início de ano
Segundo a diretora de Planejamento de Economia e Estatística da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, Maria Carolina Gullo, o número de vagas formais na indústria no mês de outubro pode estar atribuído a um ajuste nos últimos tempos. A diretora afirma que, em meses anteriores, houve baixas contratações e saldos negativos, o que pode ter tido como consequência um aumento de demanda adicional na indústria para o final do ano.
O economista Tarciano Cardoso, também da Diretoria de Planejamento da CIC, pontua que outro fator que pode ter contribuído com as vagas na indústria é a transparência em políticas nacionais, que contribuiu para a retomada de investimentos, principalmente depois de um período de retração vivenciado nos meses de maio, junho e julho. Os três meses tiveram saldo negativo, em maio foi de menos 30 posições, enquanto que junho registrou menos 82 e julho menos 404 postos de trabalho no setor.
— Além disso, a recuperação nas contratações pode estar relacionada à reposição de vagas perdidas ao longo do ano, especialmente na indústria, que tinha um estoque de 76.082 vagas preenchidas em outubro de 2022. O setor industrial, como mencionou a economista Maria Carolina, também pode ter sido impulsionado por planejamentos de manutenções preventivas e preditivas, aumentando a demanda por mão de obra — afirma Cardoso.
Atualmente, o estoque de vagas preenchidas na indústria em outubro deste ano é de 71.981.
Ainda conforme Cardoso, o movimento sazonal, com maior produção no último trimestre do ano, especialmente na indústria, também tem contribuído para o saldo positivo. Para o economista, todos os fatores combinados demonstram ser os principais impulsionadores do número de vagas formais geradas na indústria em Caxias.
De acordo com a coordenadora da agência FGTAS do Sine de Caxias, Zenaira Hoffmann, a indústria segue comumente uma tendência de rescindir contratos formais nos meses finais do ano e fazer novas contratações a partir de janeiro. Segundo ela, algumas empresas da indústria já chegaram a fazer contratos com funcionários que devem começar a atuar a partir do ano que vem na cidade.
— É uma tendência. Não podemos afirmar que vai acontecer, mas percebemos essa tendência. A indústria normalmente oferece férias coletivas e aqueles contratos que não deram certo ao longo do ano acabam sendo encerrados. A partir disso, a indústria inicia um novo processo de contratação. Inclusive muitas indústrias já deram sinais de contratações, principalmente para a área de usinagem, portanto, acredito que veremos novamente um cenário positivo para a indústria a partir de janeiro — explica a coordenadora.
Ainda segundo Zenaira, outra tendência percebida é o aumento no número de pessoas que dão início à busca pelo seguro desemprego nos meses finais do ano, principalmente em dezembro. Por esse motivo, o próximo saldo de vagas formais geradas em Caxias relacionado a novembro, que será divulgado mês que vem, pode registrar uma baixa nos postos de trabalho gerados.
174 vagas abertas no Sine de Caxias
Conforme o Painel de Vagas atualizado nesta terça-feira, o Sine de Caxias está com 174 vagas para diferentes áreas abertas para quarta (29). As recomendações para interessados em alguma das oportunidades é de verificar os requisitos da vaga, anotar o código de sete dígitos e ir até o Sine com um documento de identificação.
O Sine de Caxias distribui senhas diariamente, das 8h às 9h30min, e durante a tarde, das 13h às 14h30min. Os candidatos que tenham interesse em conferir todas as vagas disponíveis podem acessar o site da prefeitura, ou ir até a agência que fica na Rua Bento Gonçalves, 1.901.