Em setembro de 2020, quando a Churrascaria Imperador completou 50 anos, parte da história do restaurante e de seus fundadores foi destacada neste espaço. Agora, a trajetória do casal Pedro e Terezinha Regalin, um dos responsáveis pela longevidade desse ícone gastronômico de Caxias, foi transformada em um saboroso livro de memórias.
O trabalho da escritora Valquíria Vita, da Legado Histórias de Vida (leia mais abaixo), resultou em 83 páginas recheadas de curiosidades. A publicação detalha a trajetória do casal, que, em finais da década de 1960, saiu da colônia de Nossa Senhora da Salete e se instalou em Caxias do Sul, onde fundou e administrou a churrascaria, a partir de 1970.
No livro, o casal explica que, mesmo durante os momentos de crise enfrentados nas cinco décadas do negócio, nunca pensou em desistir. “A gente sempre levou assim: ‘Tá difícil? Tá, mas vamos lá!’ Se hoje deu pouco, você tem que trabalhar mais ainda para recuperar, que amanhã já melhora. E assim vai,” diz Pedro.
PRIMÓRDIOS
Pedro, Terezinha e os filhos Vera e Volnei vieram a Caxias em uma caminhonete Chevrolet Brasil 1962, verde e branca, que Pedro tem até hoje. O veículo, aliás, é testemunha da saga da família: “acompanhou” chegadas, partidas, histórias e desafios. Transportou, em seus bancos de couro, casais, filhos recém-nascidos, netos, amigos e, logicamente, muitas carnes para churrasco.
Ah, sim: seguindo a tradição de um típico restaurante familiar, Pedro e Terezinha trabalharam em todas as funções. Chegaram a ficar os primeiros 20 anos sem tirar férias e, até hoje, atuam no restaurante, ao lado dos sócios, Pedrinho e Luíza Rizzi, todos com mais de 80 anos.
Detalhe: o livro da vida do casal e dos 50 anos da churrascaria termina com algumas das frases mais famosas do “vô Pedro”. Entre elas: “Se não trabalhar de novo, vai trabalhar de velho,” um conselho que seu Pedro também dá aos netos.
LEGADO
A biografia do casal Pedro e Terezinha Regalin é um dos vários trabalhos desenvolvidos pela Legado Histórias de Vida. Dirigida pela jornalista Valquiria Vita, a empresa produz ainda perfis póstumos, sagas de famílias e trajetórias de empresas.
O produto final é uma versão online da história, armazenada no site da Legado, com leitura aberta ao público. O livro também pode ter versão impressa. O trabalho consiste em entrevistas, texto, edição e revisão, digitalização das imagens e diagramação.
Na seleção desta página, algumas imagens que integram a biografia do casal Regalin. A história completa pode ser lida em www.historiasdevida.com.br.