Em tempo de divulgação da Festa da Uva 2024, recordamos de uma “estratégia” que teve início a partir da edição de 1961. Foi quando as soberanas passaram a integrar, pela primeira vez, as comitivas em viagens pelo Brasil, para promover o certame.
Conforme destacado pelo autor Luiz Carlos Erbes no livro Festa da Uva - Alma de um Povo, elas já faziam isso desde 1950, quando costumavam ser alvo dos fotógrafos da badalada revista O Cruzeiro, a mais popular do país. Mas a partir dos anos 1960, esse marketing tomou outra proporção.
Helena Robinson, representante do Recreio da Juventude e eleita no início de fevereiro de 1961, inaugurou essas viagens. Ao lado da mãe, Angelina Robinson, e das princesas Tania Geremia, Jussara Queiroz, Enrica Paschero e Maria Helena Triches Minghelli, ela integrou uma comitiva formada ainda pelos senhores Breno Hoffmann, presidente da subcomissão da festa; e Glênio Peres, dos Diários Associados.
A trupe saiu de Caxias no dia 10 de fevereiro e retornou dia 20, mesclando protocolos oficiais com muito samba no pé. O roteiro incluiu os carnavais do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Ceará - Helena chegou, inclusive, a participar de um desfile no Rio. Tudo patrocinado pela Varig.
CONVITE PRESIDENCIAL
Conforme destacado pelo autor Luiz Carlos Erbes, a repercussão da viagem foi muito maior em Caxias do Sul do que nas cidades visitadas. Mesmo assim, descobriu-se que as rainhas poderiam fazer muito mais do que apenas desfilar em um carro alegórico e participar de eventos sociais.
“Desde 1961, as rainhas sempre foram presenças essenciais nos eventos de divulgação da Festa da Uva em cidades gaúchas e em outros estados. Por várias vezes, entregaram ao presidente da República o convite para conhecer Caxias do Sul”.
RECEPÇÃO NA PRAÇA RUI BARBOSA
O que "bombou" mesmo a programação da festa de 1961 foi o retorno das soberanas, após o tour pelo Brasil. Em 23 de fevereiro de 1961, véspera da coroação, o quinteto, acompanhado da Miss Brasil 1960, Gina MacPherson, e da rainha de 1958, Zila Turra Pieruccini, participou de um desfile organizado pelas Emissoras Reunidas, leia-se rádios Caxias, Independência e Difusora.
O cortejo, em carro aberto pela Avenida Júlio de Castilhos, teve seu auge na então Praça Rui Barbosa (Dante Alighieri), onde uma multidão aguardava pelas beldades.