Às vésperas da escolha das soberanas da Festa da Uva 2019, neste sábado (19), retornamos à edição de 1961. Foi quando a jovem italiana Enrica Paschero tornou-se uma das princesas da rainha Helena Robinson, ao lado de Tânia Geremia, Maria Helena Triches Minghelli e Jussara Queiroz. Mas a história da família em Caxias remete a 10 anos antes, quando Enrica e os pais, Raimondo Paschero e Adriana Cattaneo Paschero, saíram da comuna de Volpiano, na província de Turim, rumo ao Brasil.
Corria o ano de 1952 quando os Paschero chegaram ao Rio Grande do Sul. Após uma breve temporada trabalhando no município de Guaporé, Raimondo, a esposa e a filha, de apenas oito anos, estabeleceram-se em Caxias, onde o italiano começou a atuar no lendário Curtume Tupy.
Pouco tempo depois, os Paschero adquiriram a não menos icônica Fiambreria Rizzo, localizada na esquina da Av. Júlio de Castilhos com a Rua Borges de Medeiros, ao lado do antigo prédio da Rádio Caxias. Era o período em que o espaço, um mix de delicatessen e loja de embutidos, abastecia boa parte dos consumidores e famílias do Centro, contribuindo também para estreitar as relações dos Paschero com a cidade.
Leia mais:
Auditório da Rádio Caxias: um palco de estrelas nos anos 1950 e 1960
Rádio Caxias 70 anos: Venha pra Cancha, Amigo
Rádio Caxias: para recordar de Jimmy Rodrigues
Luiz Napolitano: um ícone da Rádio Caxias
TV Caxias e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo
O Centro Cultural Ítalo-Brasileiro
Além de ser presença constante nos bailes e eventos sociais do Clube Juvenil e do Recreio da Juventude, o casal Paschero tinha atuação maciça em diversas frentes. Adriana envolvia-se com as atividades sociais do Abrigo de Menores, sempre com um olhar voltado aos pequenos e mais necessitados. Raimondo, dividia-se entre o jornal Ecos do Mundo e as demandas do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro (CCIB), ambos fundados por ele. Foi representando o CCIB, aliás, que a jovem Enrica sagrou-se princesa da festa de 1961.
– Pela primeira vez, viajamos pelo país para divulgar o evento e convidar o público. Fomos para o Rio de janeiro, São Paulo, Bahia, Fortaleza. Foi uma grande festa – recorda.
Leia mais:
Miss Brasília: um aniversário na Festa da Uva de 1961
Um ensaio com as soberanas da Festa da Uva de 1965
Festa da Uva 1965: miss, bomba e cuia no desfile
Festa da Uva: um ensaio com as soberanas de 1965
O primeiro corso noturno da Festa da Uva em 1969
Os míticos carros alegóricos de Darwin Gazzana
Casamento na Itália
Aos 20 anos em 1964, Enrica Paschero ganhou uma bolsa de estudos em Turim, na Itália. Foi lá que a princesa conheceu, durante um baile, o jovem Giuseppe Bergonzo, com quem casou dois anos depois, em 1966. Da união nasceram os filhos Marco, Adriano e Davide.
O Frigorífico Friapel e o Volpiano Hotel
Com a ampliação dos negócios e a fundação do Frigorífico Friapel, em Farroupilha, em 1963, a família Paschero optou por encerrar os trabalhos da Fiambreria Rizzo, com o intuito de dedicar-se integralmente à empresa e dar início às exportações.
Já na década seguinte, mais especificamente em 1975, ano das comemorações do centenário da imigração italiana e às vésperas da Festa da Uva, era inaugurado o moderníssimo Volpiano Hotel, na esquina das ruas Ernesto Alves e Alfredo Chaves. Batizado, obviamente, com o nome da localidade de origem dos Paschero.
Leia mais:
Silla Mariani Santini e a Mercearia Caxiense em 1952
Mercadinho do Povo na Av. Júlio em 1947
Venda a granel: ontem, hoje e sempre
De volta aos antigos armazéns
Um retorno aos velhos secos & molhados
Varejo do Eberle, um clássico do Centro
Bomboniére Maratá em 1943
Inauguração do Super Calcagnotto em 1975
Datas
Raimondo Paschero faleceu em 1999, aos 84 anos. Adriana Cattaneo Paschero, em 26 de dezembro de 2017, aos 96. No último dia 13 de abril, data do aniversário de Adriana, familiares e amigos prestaram as últimas homenagens durante uma missa na Paróquia São Leonardo Murialdo.