Houve tempo em que a divulgação da Festa da Uva pelo país não se resumia ao convite oficial à Presidência da República. Rainhas e princesas das edições dos anos 1960 viajavam por vários Estados e capitais do centro e nordeste do país divulgando a programação e os atrativos da "Pérola das Colônias".
Foi o que ocorreu em 1961, quando Helena Robinson e as princesas Tânia Geremia, Jussara Queiroz, Maria Helena Triches Minghellí e Enrica Paschero viajaram a São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife — uma gentileza da Varig, Pioneira da Aviação Comercial do Brasil, segundo reportagem do Pioneiro da época.
Mas foi o retorno das soberanas a Caxias que "bombou" a programação da festa de 58 anos atrás. Em 23 de fevereiro de 1961, véspera da coroação, o quinteto, acompanhado da Miss Brasil 1960, Gina MacPherson, e da rainha de 1958, Zila Turra Pieruccini, participou de um desfile organizado pelas Emissoras Reunidas, leia-se rádios Caxias, Independência e Difusora.
O cortejo, em carro aberto pela Avenida Júlio de Castilhos, teve seu auge na então Praça Rui Barbosa, onde uma multidão aguardava pelas "beldades", conforme vemos na imagem acima.
Leia mais:
Festa da Uva 1961 e as lembranças da família Paschero
Miss Brasília: um aniversário na Festa da Uva de 1961
Um ensaio com as soberanas da Festa da Uva de 1965
Na imprensa
Reportagem do Boletim Eberle de março de 1961 detalhou toda a badalação daquela "noite amena e feericamente iluminada":
"A recepção oficial das jovens embaixatrizes da graça e da beleza da mulher caxiense e do Brasil teve por palco a nossa não menos bela Praça Rui Barbosa. Sob o estrugir de palmas, foram iniciadas as solenidades e dando às boas vindas à Miss Brasil, à raínha da Festa da Uva e às princesas falou o dr. Nestor Rizzo, diretor da Rádio Caxiense, e o dr. Bertilo Wiltgen, presidente-executivo da Festa da Uva de 1961".
Após os agradecimentos da rainha Helena Robinson e das princesas, fizeram uso da palavra Gina Mac Pherson, Zila Turra e o senhor Breno Hoffmann, presidente da sub-comissão encarregada da escolha da rainha da Festa da Uva.
Toda a movimentação daquela noite foi captada, entre outros, pelo fotógrafo Hildo Boff, atuante no estúdio da Óptica Caxiense — localizada na esquina da Júlio com a Dr. Montaury, bem em frente à praça. São dele os registros desta página, inclusive os postais assinados e comercializados pela Óptica (abaixo).
Leia mais:
Hildo Boff: a Praça Dante coberta de neve em 1965
Para recordar de Odila Zatti, rainha da Festa da Uva de 1934
As fiandeiras da Festa da Uva de 1950
Um carro soberano na Festa da Uva de 1954
Um desfile pela Sinimbu em 1972
Badalação em torno da Miss Brasil
Três meses antes de participar da Festa de Uva de 1961, a Miss Brasil Gina Mac Pherson chegou a Caxias para receber uma homenagem no Clube Juvenil. A passagem da jovem pela cidade, em 27 de novembro de 1960, rendeu várias notas no semanário Caxias Magazine (abaixo).
A página "Sociedade", assinada pelo colunista Jean Bernard, destacou o itinerário de Gina:
"O Clube Juvenil organizou o programa em homenagem a Miss Brasil. Recepção ao meio-dia no Real Hotel. Almoço às 13h no Savóia. Tarde livre, que Gina preencheu em companhia de Tôta e Tina Rizzo, Marilena Turra, Enrica Paschero, Elizabeth Pezzi, Dione Vanoni, Edson Rossarola, João Antonio Bagoso, Roberto Michielon e este cronista, visitando o Recreio da Juventude, concedendo entrevistas e honrando com sua visita a família de Aristides Peroni. À noite, a Miss Brasil compareceu ao Clube Juvenil, que organizou em sua homenagem uma reunião dançante".
Leia mais:
Um espaço dedicado ao tradicionalismo nas páginas do Pioneiro em 1959
Christiano Carpes Antunes e os primórdios da coluna social do Pioneiro
Quinzenário Ecos do Mundo em 1962
Novas integrantes das falenas
Durante o baile no Clube Juvenil foram apresentadas as novas integrantes do tradicional Grupo das Falenas, também destacadas no Caxias Magazine:
"São elas: Beatriz Eberle Peroni, Helô Ramos, Liliana Eberle Peroni, Vera Festugato, Clarinha Maria Nesi, Nancy Horta Barbosa, Lucinha Maria Salomoni, Verinha Horta Barbosa, Yara Eberle, Cleufe de Oliveira e Mercedes Ponzi. Onze novas falenas".
A badalada noite teve cobertura também na página social do extinto jornal Panorama, assinada pelo colunista Enio Bernardi (reprodução acima):
"Iniciaram as danças, simultaneamente, o doutor Nestor Rizzo, primeiro par da Miss Brasil; senhor Ottoni Minghelli, dançando com a jornalista Gilda Marinho; e os senhores Breno Hoffmann e Augusto Nesi, com suas respectivas, simpáticas e amáveis esposas".