Morreu no início da noite desta quarta-feira (29), em Caxias do Sul, a rainha da Festa da Uva de 1958, Zila Lourdes Turra Pieruccini, aos 86 anos. Ela estava hospitalizada havia cerca de duas semanas no Hospital da Unimed para tratar de problemas de saúde.
Confira galeria de fotos da soberana de 1958:
Zila é filha de João Turra e de Eugênia Vidor. Segundo material do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em meados da década de 1950, ela se formou em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Foi rainha do Recreio da Juventude em 1957 e da Festa da Uva no ano seguinte. Ainda conforme o material do Arquivo Municipal, em 1996, Zila foi homenageada e presenteada com uma coroa. No ano passado, a rainha de 1958 foi um dos destaques da cerimônia de abertura da 33ª Festa Nacional da Uva.
— Ela representou a cidade sempre que pôde. Era uma pessoa muito boa, a base da nossa família. Sempre esteve presente conosco — disse a filha de Zila, Fernanda Martinato, bastante emocionada.
Além de Fernanda, Zila deixa o filho Rafael e os netos Felipe, Ettore, Sofia, Liza e Julia. Ela também é mãe de João Luiz (in memorian). O velório está previsto para iniciar as 8h desta quinta-feira (30), no Memorial São José. A cerimônia de cremação está prevista para começar as 13h, no Memorial Crematório São José.
Quem também lamentou a morte de Zila foi a rainha da Festa da Uva de 1975, Roxane Comandulli, que disse que o fato é uma perda para Caxias.
— Eu achava ela maravilhosa. Para nós, ela foi um belo de um exemplo de como ser rainha, muito educada, simpática, delicada para falar com as pessoas. Eu gostava muito dela — comenta Roxane.