Caxias do Sul mantém o saldo positivo na geração de empregos em 2023, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (29). Em fevereiro, o saldo da geração de empregos é de 1,8 mil novas vagas. Ou seja, o período registrou 8.672 admissões e 6.872 demissões. O número representa uma alta em relação a janeiro, quando o saldo foi de 394 postos de trabalho. Além disso, significa o melhor índice desde fevereiro de 2022, quando 2 mil vagas foram geradas (saldo de 9 mil admissões e 7 mil demissões).
O setor responsável pela alta em fevereiro deste ano é a indústria, que teve saldo de 997 novos postos de trabalho. Neste caso, foram contratados 3.366 trabalhadores e demitidos 2.369. É também uma recuperação para a área industrial. Em janeiro e dezembro do ano passado, o saldo havia sido negativo. Inclusive, em dezembro, foi de perda de 1.543 postos de trabalho.
O economista Mosár Leandro Ness observa que o desempenho da indústria afasta o temor de que a economia caxiense estaria entrando em uma recessão. Outros destaques, para o especialista, são os segmentos de serviços e agropecuária:
— Isso é um número espetacular. Nós temos uma retomada forte, puxada pela indústria. Agropecuária também colaborou, lógico que é período de safra, sazonal, mas foram 346 contratações, atrás apenas de serviços, que vem mantendo a sua posição, com uma retomada consistente. Era de se esperar isso, depois do período de pandemia, vencidas as diversidades, estamos experimentando o novo impulso de contratações (em serviços).
Os segmentos de serviços e agropecuária tiveram números expressivos. Na agropecuária, foram gerados 346 novos postos de trabalho (664 contratações contra 318 desligamentos). Já em serviços, o saldo é 373 vagas (2.874 contratações contra 2.501 demissões).
Em comparação com janeiro, serviços teve alta, uma vez que tinha gerado 143 vagas no mês passado. Já agropecuária teve uma leve queda, já que teve 406 vagas de saldo no primeiro mês de 2023.
Comércio também conseguiu manter-se com saldo positivo, com 90 postos criados (1.591 admissões contra 1.501 demissões). O único setor em Caxias com saldo negativo é o da construção civil, que teve 183 demissões contra 177 contratações, perdendo seis vagas.
— Ela (construção civil) depende mesmo de um plano de restruturação, principalmente a nível de financiamento, porque a compra de um imóvel para a pessoa física é o único investimento depois da educação dos filhos. Para que isso aconteça, é necessário que você tenha uma política para o estímulo do setor — comenta Ness.
Com as movimentações de fevereiro, o número total de trabalhadores contratados em Caxias salta para 160.449, contra 158.649 de janeiro.
Mais de 150 vagas abertas no Sine
A geração de emprego não deve reduzir em Caxias do Sul, se depender do painel de vagas da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine). Nesta quarta-feira, 159 postos de trabalho foram anunciados pela agência do município. Já na quinta (30), serão 152. Vagas que estão em alta são para funções como costureiro, operadores de caixa de mercados e vendedores, como conta a coordenadora da agência caxiense, Zenaira Hoffmann:
— No geral, quem mais tem vagas é a indústria, depois, os restaurantes. Mas a indústria é quem mais se destaca. Porém, ela pede a qualificação, que é o Ensino Fundamental e também um curso de LID e metrologia (capacita o profissional a usar os principais instrumentos de medição utilizados pela indústria, como paquímetros, goniômetros, relógios e outros.), que muitas pessoas não têm. Então, esse é o grande problema de encaixar as pessoas na indústria.
Em abril, o Sine e a prefeitura de Caxias do Sul organizam o Feirão de Empregos, que será no prédio da própria prefeitura. Nove empresas estão confirmadas para participar, dos setores de comércio, serviços e indústria. No dia, candidatos poderão ter entrevistas para as vagas. A ação ocorre dia 15. Uma semana antes, os cargos em aberto serão anunciados na página da agência caxiense no Facebook.
Os interessados poderão ir até a agência do Sine de Caxias, com documento de identificação com foto (em bom estado), para pegar a carta de entrevista para o dia do feirão. Além disso, um dia antes da ação, todas as vagas serão divulgadas, com os candidatos podendo ir diretamente na prefeitura no dia 15. Neste caso, os interessados devem anotar os sete dígitos do código correspondente à vaga anunciada para ter o atendimento no dia. Cada candidato poderá requisitar três códigos.
Caxienses podem conferir as vagas em aberto no site da prefeitura (clique aqui para acessar) ou na página do Sine no Facebook (clique aqui). Os interessados podem procurar a agência presencialmente, na Rua Bento Gonçalves, 1.901, próximo a Escola Estadual Presidente Vargas. O telefone para contato é o (54) 98432-6548.
Dados das vagas em Caxias em fevereiro
Admissões: 8.672
Demissões: 6.872
Saldo: 1.800
Por setor
:: Agropecuária: 346
:: Indústria: 997
:: Construção: -6
:: Comércio: 90
:: Serviços: 373
Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).