Na semana em que se comemoram os 70 anos da Igreja São Pelegrino, inaugurada em 2 de agosto de 1953, destacamos algumas imagens que compõem o vasto acervo fotográfico mantido na Casa de Memória, no subsolo do templo.
O destaque fica por conta das curiosidades à época da construção, caso de um churrasco assado por colaboradores da paróquia e trabalhadores, na segunda metade da década de 1940 (foto acima). Conforme consta na ficha mantida pela paróquia, em primeiro plano estão identificados José Casara e o senhor Mengato.
Outro destaque vai para o registro de um grupo de paroquianos e moradores “raiz” do bairro, em 22 de julho de 1947. Estão ali Guerino Tonini, Armando Mascarello, o dentista Aparício Postali, Josias Mascarello, o senhor Dal Prá, Francisco Zatti, Angelo Mezzomo, Amilcar Rossi, Agostinho Zandomeneghi e João Balen. Por fim, na sequência abaixo, dos momentos da construção do templo, no final dos anos 1940.
PROCISSÃO LUMINOSA E ALMOÇO
Uma ampla programação celebra os 70 anos do templo durante toda esta semana. Além das novenas após as missas, nesta sexta, a partir das 19h, ocorre uma procissão luminosa pelas ruas do bairro, com saída da igreja. Está prevista a participação das crianças da catequese, coordenadores dos serviços e pastorais, além dos grupos de oração. Conforme a organização, os participantes podem trazer suas velas ou mesmo iluminar o caminho com a lanterna do celular.
Já no sábado, às 10h e às 18h, ocorrem duas visitas guiadas, com uma hora de duração, percorrendo o interior da igreja e o Memorial da Pedra, no subsolo. A orientação será da professora e moradora “raiz” do bairro Suzana Postali Fantinel - colaboradora da paróquia e mantenedora da página do Facebook Vivendo São Pelegrino. Histórias, curiosidades e muitas surpresas estarão no roteiro, aberto a toda a comunidade.
Já no domingo (6), durante a missa das 10h, ocorre a homenagem ao padroeiro e aos 70 anos da igreja, seguida de grande almoço no salão paroquial, já com ingressos esgotados.
Mais informações na Secretaria Paroquial (Av. Itália, 54) ou pelo fone (54) 3221.2567.