Integrando a programação festiva dos 80 anos da Paróquia São Pelegrino, fundada em 27 de fevereiro de 1942, a Igreja São Pelegrino abriga nesta semana duas ações do projeto Cinema de Verão. O primeiro deles, um passeio guiado pelo pároco Leonardo Inácio Pereira nas dependências do espaço, ocorre nesta terça (15), às 19h30min. Já domingo, dia 20, às 20h30min, no pátio da igreja, será realizada a sessão de encerramento do projeto, com a exibição do longa O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
A visita guiada desta terça é uma oportunidade para se conhecer um pouco mais da história de fé e devoção da paróquia, além da riqueza arquitetônica e artística do lugar — a programação também antecipa o aniversário de 70 anos do templo, em 2023.
Inaugurada em 2 de agosto de 1953, a Igreja São Pelegrino notabiliza-se pelo conjunto pictórico assinado pelo italiano Aldo Locatelli. Entram aí a Santa Ceia, as aparições do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alecoque e de Nossa Senhora de Caravaggio à camponesa Joaneta, além dos murais A Criação do Cosmo, A Criação da Mulher, A Expulsão de Adão e Eva do Paraíso, e o Juízo Final.
Via-Sacra
Outros destaques são os caixotões inspirados no hino do Juízo Final (Dies Irae), no teto, e a Via-Sacra, último trabalho desenvolvido por Locatelli para o templo. As telas, todas pintadas no atelier do artista em Porto Alegre entre 1958 e 1960, foram inauguradas em 22 de maio de 1960, durante as homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio.
Elas dividem a atenção, nas laterais, com as não menos famosas Estações de Misericórdia - confeccionadas, a partir de 1956, pelo decorador auxiliar de Locatelli, o também italiano Emilio Sessa.
A todo esse conjunto histórico somam-se símbolos “mais recentes”, como o relógio de flores (criado por Remo Gianella em 1973), a réplica da Pietá (doada pelo Papa Pio VI em 1975), as portas de bronze de Augusto Murer (fundidas na Siderúrgica Tomé e inauguradas em 1983), o fac-símile do Santo Sudário, a Via Lucis de Rogério Baierle (na lateral externa), os anjos de bronze de Dilva Conte na Capela do Santíssimo e a marca inconfundível do escultor Nelson Aimi no mobiliário em madeira do altar e nos entalhes das molduras da Via-Sacra.
Enfim, tudo que o público poderá conferir - e redescobrir - no passeio desta terça.
Agende-se
- O que: passeio guiado pela Igreja São Pelegrino
- Quando: nesta terça (15), às 19h30min (após a missa das 18h30min)
- Onde: Igreja São Pelegrino
- Quanto: entrada franca
Casa de Memória
Toda a história da Paróquia São Pelegrino e das sedes da igreja, desde a pioneira capela de madeira até o atual templo, podem ser conferidos também na Casa de Memória, espaço localizado junto à Secretaria Paroquial (Av. Itália, 54).
Murais, fotografias, documentos, livros e objetos levam o visitante aos primórdios de Caxias e do bairro, além de destacarem o trabalho da comunidade, dos párocos Aldo Locatelli e Mário Pedrotti, e de vários outros religiosos que atuaram ali.
Mais informações: (54) 3221.2567 e www.saopelegrino.com.br.