Após a realização de seis edições da Festa da Uva em pavilhões construídos provisoriamente, a Prefeitura Municipal, na gestão de Euclides Triches, decidiu construir uma sede definitiva, na Rua Alfredo Chaves. A ideia surgiu logo após a edição de 1950, que marcou o retorno do evento após o hiato da Segunda Guerra Mundial. Além da festa, o pavilhão abrigaria a Primeira Feira Industrial, de "caráter regional, estadual, nacional e internacional".
Conforme informações do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, o Município disponibilizou a área para a construção, além de recursos do seu orçamento, que foram complementados com verbas dos governos estadual e federal. O edital para apresentação de propostas de construção foi publicado em novembro de 1952. Já a pedra fundamental teve lançamento em 8 de março de 1953.
Oficializado pelo governo do Estado via decreto nº 4.228, de 29 de outubro de 1953, o certame destacava:
"O Pavilhão da Feira, que se incorporará ao patrimônio da cidade, tem uma área coberta de 6 mil metros quadrados. Trata-se de um plano arquitetônico sóbrio, de linhas modernas, com pórticos amplos e larga escadaria de fácil acesso. Mede externamente 120 metros de comprimento por 25 de fundos, elevando-se a respectiva fachada a uma altura de 14 metros. A colocação simétrica dos “stands”, dispostos segundo traçado específico, que possibilitará a visão completa de qualquer ângulo, proporcionará facilidade de circulação, através de extensos passeios, os quais atingirão para mais de meio quilômetro de comprimento, isto somente no interior da exposição."
Obra do engenheiro Romano Lunardi, o prédio foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1954 pelo presidente Getúlio Vargas. Também participaram da solenidade o governador Ernesto Dornelles, o prefeito Euclides Triches, o presidente da Festa, Júlio Ungaretti, e o idealizador da Festa da Uva, Joaquim Pedro Lisboa.
Abaixo, matéria do jornal Diário do Nordeste destacando o lançamento da pedra fundamental, em março de 1953. Na sequência, vários registros da construção do prédio, cedidos pela famílias Ungaretti e Triches ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
O prédio
O prédio, sede da prefeitura desde 1975, é denominado Centro Administrativo Municipal Vinicius Ribeiro Lisboa. Ali aconteceram as edições da Festa da Uva de 1954 a 1972, além de dezenas de feiras agrícolas e industriais, conforme vemos nos dois registros abaixo, de 1965, captados pelo fotógrafo Hildo Boff.
Leia mais:
Um novo pavilhão surge em 1954
Lembranças da Rua Alfredo Chaves
Rua Alfredo Chaves em 1965
Restaurante da Exposição, na Rua Alfredo Chaves, em 1954
Restaurante da Exposição: um churrasco para Martha Rocha em 1955
Pavilhão da Festa da Uva 1954: por onde andará o outro Vasco Prado?
Parceria
Fotos e informações desta coluna são uma colaboração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Leia mais:
A festa interminável de 1954
Mirante do Parque dos Macaquinhos em 1965
1972: o último ano do Pavilhão da Festa da Uva no Centro
Inauguração dos Pavilhões da Festa da Uva de 1975
Festa da Uva: construção da Réplica de Caxias, nos Pavilhões, em 1977
Getúlio Vargas no Real Hotel em 1954
Um carro soberano na Festa da Uva de 1954
Galópolis na Festa da Uva de 1954
Festa da Uva de 1954: lembranças escritas à mão