A antiga Casa Prataviera permanece até hoje na memória de milhares de caxienses quando o assunto é tecidos, aviamentos e miudezas e, num segundo momento, roupas e acessórios. Conforme já destacamos anteriormente na coluna Memória, toda essa história teve início em 2 de maio de 1942, quando os empreendedores João Prataviera, Francisco Alberti e Raymundo Alberti alugaram o casarão de dois pavimentos de propriedade da senhora Clélia Manfro, na esquina da Av. Júlio com a Rua Visconde de Pelotas.
A modernização da cidade no pós-guerra, a diversificação de produtos (camisas, gravatas, roupas para bebês e artigos de perfumaria) e o crescente aumento da freguesia motivaram a construção de um prédio próprio, que começou a tomar forma em 1953, na Av. Júlio de Castilhos, 2.030. A obra resultou em um edifício de sete andares e nove pavimentos – subdivididos em salas comerciais e apartamentos para moradia –, surgido em 1958 (foto abaixo).
Sobreloja e galeria
Com traços modernistas, rampas e a funcionalidade típica dos anos 1950, a loja teve suas instalações projetadas pelo arquiteto Heitor Curra Filho, o mesmo dos lendários interiores da Casa Magnabosco. No térreo, destaque para os tecidos, roupas masculinas, chapéus e miudezas.
Na sobreloja, a galeria para as confecções femininas, perfumaria e o administrativo. Demarcando espaços, um caixa em formato oval. Agradando paladares e ouvidos, um pequeno café/bar, com sonorização a partir de uma eletrola. E para atrair os clientes, amplas e sedutoras vitrines.
A saber: ao longo de sua história de 80 anos, o empreendimento teve ainda as razões sociais Prataviera Alberti & Cia e Comercial Prataviera Alberti S/A. Desde 1993, o local abriga o Prataviera Shopping.