Colaborador informal da coluna Memória e pesquisador da história de São Romédio e do bairro São Leopoldo, o leitor Gilmar Pedron Lorenzi compartilha aqui parte da trajetória de dona Luiza Giordano Aver, prima-irmã de sua mãe, Josephina Pedron Lorenzi. A biografia teve a colaboração dos filhos de Luiza, cuja família tem sua origem atrelada aos primórdios da colonização em Caxias do Sul.
Filha do italiano Giovanni “João” Giordano (1883-1962) e de Maria Eberle Giordano (1893-1965), Luiza nasceu em Caxias do Sul em 30 de junho de 1929. Batizada na Catedral de Santa Teresa em 17 de julho daquele ano, ganhou o mesmo nome da avó, Luiza Carolina Zanrosso Eberle. Leia-se Gigia Bandera, a empreendedora que iniciou o império do filho Abramo.
Estudante do Colégio São José, a menina aprendeu cedo o ofício de costureira - muito por influência da mãe e da irmã Égida, duas exímias bordadeiras. Porém, foi na famosa metalúrgica do tio Abramo Eberle que ela conseguiu o primeiro emprego - era lá que trabalhava o pai, João, e também o jovem Matheus Aver, o Nino, com quem Luiza se casou em 1949.
Eberle e Triches
Após um período na Eberle, Matheus optou por atuar na Metalúrgica Triches, onde passou a chefe de seção. Repetindo a “dobradinha” anterior, pouco depois, Luiza também trocou de emprego e passou a ser colega do marido na Triches.
Uma história curiosa dessa época foi detalhada pelo filho Edgar. Conforme ele, era a nonna Maria quem lavava, em casa, os guarda-pós dos funcionários da Eberle, além de montar, com fibra de sisal, as escovas para polimentos de peças metálicas. Parte dessa história também é compartilhada pelo leitor Gilmar Pedron Lorenzi:
— A Luiza trabalhava na Triches, mas em casa, de noite e nos finais de semana, fazia também esse trabalho com sisal para complementar a renda da família. E os filhos ajudavam. O Edgar, sendo o mais velho, era o responsável por levar na Metalúrgica Eberle a produção de escovas. Mas, seguidamente, era acompanhado pelos irmãos Nestor e Vilson. Entravam pelo portão da Rua Os Dezoito do Forte, dentro da produção da fábrica, e entregavam para o senhor Zampieri, que então lhes dava mais fibras de sisal e as rodas, nas quais eram montadas as fibras para formar as escovas — conta Lorenzi.
A família
Luiza e Matheus casaram em 6 de outubro de 1949, nascendo dessa união os filhos Edgar, Nestor, Vilson, Vânia e Tânia. Após o falecimento do marido, em 1990, Luiza passou a se dedicar à família e ao trabalho em costura e bordados - ofício exercido também na antiga Confecções Sebben.
Uma oficina montada pelo filho Nestor no porão da casa da família, no bairro São Leopoldo, deu origem à Indústria de Bordados Aver - onde dona Luiza auxiliava as filhas Tânia e Vânia, e a nora Clari, esposa de Nestor.
Víúva por 32 anos, Luiza Giordano Aver faleceu em 23 de janeiro último, aos 92 anos. Além dos cinco filhos, ela deixou 11 netos: Jefferson, Jackson e Janaina; Sheila e Charles; Mateus e Nicole; Patrícia e Alexandra; Marcelo e Pedro Henrique.
— Minha mãe foi uma pessoa forte, determinada e com um grande coração. Foi um exemplo para os filhos e toda família. Deixa um legado de amor a todos. Nesses 32 anos de viúva, mostrou ser uma mulher empoderada e atualizada, dando conselhos valiosos — relatou a filha Tânia.
Origens
Pais de Luiza Giordano Aver, João Giordano e Maria Eberle Giordano residiram por toda vida em um amplo casarão na Rua Visconde de Pelotas, quase esquina com a Rua Antônio Prado, próximo ao Edifício Parque do Sol.
Conforme Gilmar Pedron Lorenzi, naquele trecho moraram diversos membros das famílias Giordano, Pedron e Lovato. Na Visconde também situava-se a Cantina Cruzeiro do Sul, pertencente a Luminato Pedron, mas essa é uma história que detalharemos em uma próxima coluna.
A saber: João e a Maria Eberle Giordano, além de serem sócios da Sociedade da Igreja de São Romédio, colaboraram com dinheiro para a construção do novo templo de alvenaria, inaugurado em 20 de maio de 1933. O casal está sepultado no Cemitério de São Romédio.
Colaboração
Informações e fotos desta página são uma colaboração de Gilmar Pedron Lorenzi e de Tânia e Edgar Aver, filhos de Luiza e Matheus.