Um desejo de muitos anos dos moradores de São Romédio foi realizado com a inauguração da Avenida São Leopoldo, em julho de 1952. Na década de 1940, os moradores do entorno do caminho que futuramente seria uma estrada já discutiam a sua construção, pois recém havia sido inaugurado a Estrada Getúlio Vargas, BR-2, hoje conhecida como BR-116, e era necessário um novo acesso a zona central da cidade. O trajeto que subia por São Romédio em direção à Vila Pezzi, no bairro Panazzolo, até alcançar a Rua Garibaldi, era íngreme, com curvas e de difícil passagem. Foi por volta do final da década de 1940 que as famílias Pedron, Fedrizzi, Boff, Uez, Novello, Parmeggiani, Dal Prá e Tessari se reuniram para decidir a doação do trecho por onde seria aberta a rua. Idalvina Novello Dalfovo (Dalva) recorda que os seus pais, Onorino e Thereza Gregolon Novello, vieram ao lado dos filhos morar na localidade, em 1949. Além de roças de milho e lavouras de verduras e legumes, Thereza plantava flores para vender, e a família criava vacas leiteiras.
Vasco Antônio Fedrizzi, nascido em 1927, recorda que o seu pai Antônio falou em uma reunião que só permitiria a abertura da avenida se fosse construído um túnel para a passagem dos animais de criação por baixo da estrada, pois do outro lado tinha as pastagens, o rio Pinhal onde os animais bebiam da água, e também os parreirais da família. Vasco Pezzi, nascido em 1937, lembra deste fato porque o seu pai, Guerino, que morava nas terras ao lado dos Fedrizzi, também exigiu o túnel para que os animais de criação pudessem ter acesso ao rio Pinhal.
Ajuda da comunidade
O desejo de uma estrada se fortaleceu, e, no final de 1949, os moradores se reuniram com enxadas, picaretas e pás e começaram a construção. Porém, era necessário o auxílio da prefeitura com máquinas. Em janeiro de 1950, um morador foi à redação do jornal O Pioneiro para fazer uma reclamação do descaso do poder público. Em 15 de março de 1950, uma nova nota no jornal Pioneiro transmite a satisfação dos moradores com o resultado, pois, com o auxílio das máquinas, o serviço foi feito rapidamente. A nova estrada foi chamada de Rua 25 de julho, em homenagem aos 125 anos da imigração alemã para o Rio Grande do Sul. A indicação, porém, recebeu uma alteração em 31 de março de 1950, pelo próprio idealizador da indicação, o vereador Cláudio Antônio Belló.
Na Emenda no Projeto de Lei 8/50 propôs a troca para "Rua São Leopoldo".
A obra parou por um longo tempo, devido a dificuldade de trabalho em alguns trechos por falta de um maquinário adequado para o serviço. Em 1952, o novo prefeito municipal, major Euclides Triches, convocou os moradores para uma reunião.
Aloísio Edgar Parmeggiani, nascido em 1934, recorda que uma dessas reuniões ocorreu no local onde agora existe um posto de combustíveis, no entroncamento da avenida com a BR-116, terreno que era da família de Angélico Pedron. Lembra que o engenheiro da prefeitura falou que a estrada teria uma leve subida até se encontrar com a rua Garibaldi.
Após os acertos, as obras foram reiniciadas, o túnel foi feito, e a estrada foi inaugurada em julho de 1952, com a presença de autoridades e do público em geral.