Símbolo da força da indústria caxiense, Gigia Bandera também empresta sua imagem para incentivar na conscientização sobre a importância de redobrar os cuidados de prevenção à covid-19. O busto da mulher empreendedora, que impulsionou o desenvolvimento industrial regional, fica logo na entrada do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). E o que tem chamado a atenção é que a estátua está usando o item de proteção.
Segundo a diretora executiva do Simecs, Daiane Catuzzo, com o aumento de casos de covid-19 no mês de janeiro, surgiu a ideia de envolver a imagem de Gigia Bandera para combater esta nova onda da pandemia:
— Queríamos passar a ideia para nosso associado, pelas redes sociais, que todos nós devemos nos cuidar e cumprir os protocolos. Assim como orientamos, seguimos os protocolos, e a Gigia, nossa precursora da indústria, não poderia ficar de fora — comenta Daiane.
A intenção do Simecs é manter o busto com o acessório até os números de casos da doença começarem a baixar. Os primeiros meses do ano estão sendo marcados por muitos afastamentos de profissionais em razão, não só da covid, mas de outros vírus, como o da gripe. Embora o sindicato afirme que nenhuma linha de produção tenha parado por conta desta situação, as empresas estão sendo impactadas e buscando remanejar profissionais para dar conta do problema.