Depois de dois anos de ajustes de quadro funcional, que incluíram até mesmo um Plano de Desvinculação Voluntária com cerca de 700 desligamentos, a Marcopolo está abrindo novas vagas neste início de ano. E o que chama a atenção é que está recorrendo a panfletos, entre outras formas de divulgação, para encontrar os profissionais desejados. Na última semana, a fabricante de ônibus também buscou a agência do Sine de Caxias para ajudar a intermediar contratações.
Como não é comum a companhia divulgar suas vagas desta forma, muita gente chegou a desconfiar dos folhetos, mas a Marcopolo confirmou à coluna que os folders foram feitos pela própria empresa, que está com várias vagas abertas para as funções listadas. Há oportunidades para soldador montador de produção, almoxarife, auxiliar de produção, eletricista de veículos, e montadores nas áreas de acabamento, de eletricista, de equipamentos de refrigeração, de mecânica, de produção, além de operador de máquinas automatizadas e convencionais, pintor de veículos e preparador de superfície.
Segundo Maurício Adamatti, coordenador do Sine de Caxias, são 30 vagas da Marcopolo que foram disponibilizadas na agência, para os turnos diurno e noturno. O salário inicial de soldador, por exemplo, é de R$ 2,2 mil.
— Há uma grande dificuldade de contratação das empresas, em geral, que não estão encontrando profissionais com experiência e o perfil que buscam. O mercado deu uma aquecida — destaca o coordenador do Sine.
Além do Sine, a Marcopolo segue com o seu recrutamento online. Na plataforma de carreiras da companhia, eram cerca de 40 cargos nesta quinta-feira (3), entre efetivo, estágio e banco de talentos. Apesar da maioria das vagas ser para funções operacionais, a fabricante de ônibus também busca por analistas, na área de contabilidade, investimentos, logística, entre outros setores.
As pessoas interessadas devem cadastrar o currículo na plataforma de recrutamento, que é o carreiramarcopolo.gupy.io.
O que motivou a Marcopolo
A fabricante de ônibus explicou que a abertura de vagas para profissionais especializados em diferentes áreas operacionais tem como objetivo preencher algumas posições em aberto e abastecer o banco de talentos da companhia. E acrescentou que a companhia já visa um futuro aquecimento do mercado, por isso está focada em ter no radar os profissionais capazes de atender tecnicamente os processos operacionais.
Sobre o uso de panfletos, disse tratar-se de estratégia do departamento de Recursos Humanos, além da inserção de informações sobre as vagas em diferentes veículos de comunicação, por impactar um número maior de profissionais.
“Uma vez que entendemos que os profissionais com capacidades técnicas para o preenchimento dessas vagas não estão sempre conectados às plataformas virtuais de currículos. A ideia da companhia é ampliar a visibilidade das oportunidades de emprego e também favorecer a indicação entre pessoas conhecidas", afirmou a companhia em nota enviada à coluna.