Lançado de forma virtual na última quinta-feira (27), o catálogo MusCap 20 Anos não é apenas o registro em livro de parte do vasto acervo que compõe o Museu dos Capuchinhos, no bairro Rio Branco. A publicação, agora disponível para venda ao público, traduz um propósito trabalhado pela equipe do frei Celso Bordignon nas últimas duas décadas: o de “acordar e iluminar” a cidade e a região para a importância da presença dos freis em solo gaúcho - desde 1896, quando eles chegaram a Garibaldi e foram se estabelecendo em 32 municípios do Estado, além de firmarem missões no Mato Grosso, Rondônia e no Haiti.
Como exemplarmente observa a historiadora Luiza Horn Iotti no texto de apresentação do catálogo, o Muscap também extrapolou seu objetivo inicial:
“Mais do que preservar os objetos e memórias dos Capuchinhos no RS, o museu presta um relevante serviço à comunidade, através da difusão cultural e da multiplicação de ações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental - transformando-se em ponte, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes”.
Nos registros desta página, algumas das preciosidades têxteis estampadas no catálogo, com destaque para uma antiga toalha de altar e um estandarte de procissão em tecido e madeira. Na sequência, uma imagem de vestir de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em madeira, datada do século 19.
Como adquirir
:: O catálogo está à venda por R$ 30 na sede do MusCap (Rua General Sampaio, 161, bairro Rio Branco - Caxias do Sul)
:: Mais informações: (54) 3220.9565 ou pelo whatsapp (54) 99681.7733
:: Site oficial: www.capuchinhosrs.org.br/muscap