Marco da religiosidade do bairro Rio Branco, a Igreja da Imaculada Conceição (dos Freis Capuchinhos) completa exatos 60 anos neste 2021. Foi em 8 de dezembro de 1961, celebrando o Dia da Padroeira, que a comunidade local recebeu o novo templo - projetado em estilo gótico-romano para substituir a antiga igrejinha da paróquia, localizada na esquina das ruas General Sampaio e General Malet, posteriormente sede do Colégio Santo Antônio.
A construção levou cerca de três anos. Após os trabalhos de nivelamento do terreno, iniciados em 1954, as obras começaram em finais de 1958, movimentando não apenas o entorno do prédio do Correio Riograndense, da Editora São Miguel e do Convento Imaculada Conceição, como também centenas de trabalhadores, vizinhos e moradores próximos.
Todo esse processo foi eternizado pela paróquia - tanto a partir de fotos aéreas quanto de detalhes das fundações, alicerces, paredes, portas, torres e telhado, conforme vemos nas imagens a seguir.
A paróquia e "as almas"
Criada pelo bispo Dom José Barea, a Paróquia Imaculada Conceição dos Freis Capuchinhos surgiu em 1949, época em que o Rio Branco era um dos tantos arrabaldes da cidade. A nova igreja, logicamente, começou a ser idealizada na esteira do crescimento da população e do bairro, verificado a partir dos anos 1950.
Matéria do Pioneiro de 2 de dezembro de 1961 detalhava de forma curiosa aqueles primórdios: “O bairro foi progredindo, e aos oito dias de dezembro de 1949 foi fundada a Paróquia da Imaculada Conceição, que contava então com 350 famílias e 1.750 almas. Atualmente, por ocasião da inauguração da nova Igreja Matriz da Imaculada Conceição, a paróquia conta com 2.125 famílias e 10.630 almas”.
Detalhes da obra
Matéria do jornal Pioneiro de 2 de dezembro de 1961, às vésperas da inauguração, enumerou as quantidades de material necessário para a construção: 7.280 sacos de cimento, 350 mil tijolos, mais de 70 mil quilos de cal e 150 mil quilos de ferro.
Cinco anos depois, em 1966, surgiria outro ponto obrigatório para o lazer e os almoços, jantares e festas da comunidade do bairro: o salão paroquial, então rodeado por uma vasta área verde (foto acima).
Participe
Você é morador próximo e acompanhou o surgimento da igreja, nos anos 1950 e 1960? Possui fotos da época da construção e alguma curiosidade sobre o bairro? Entre em contato pelo e-mail do alto da página.
Em breve, recordaremos de comércios, indústrias e serviços que se desenvolveram no entorno, além de histórias de famílias do bairro.