A inauguração deu-se em 8 de dezembro de 1961, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – 60 anos, portanto, em 2021. E antecipando um pouco o aniversário da atual Igreja dos Capuchinhos, trazemos duas imagens do antigo templo, então localizado na esquina das ruas General Sampaio e General Malet.
Era em torno dele que a comunidade católica do bairro Rio Branco e arredores reunia-se para as mais diversas atividades, como a tradicional festa da padroeira – na foto abaixo, em um registro de 1955. Na imagem aérea acima, a igreja antiga (à esquerda) e a nova sendo construída no final da década de 1950, em um ainda bucólico bairro Rio Branco. Entre elas, o Convento Imaculada Conceição e o prédio da Gráfica e Editora São Miguel, que desde 2000 abriga também o Museu dos Capuchinhos
Ah, sim: atualmente, a esquina é novamente um espaço de lembranças, vide a demolição do prédio do Colégio Santo Antônio, erguido no terreno da igreja velha, em meados dos anos 1960.
Leia mais:
Você é um morador raiz do bairro Rio Branco? Teste seus conhecimentos
Família de José Zugno no Calendário Antoniano de 1972
Imagens e histórias recuperadas no Museu dos Capuchinhos
Primórdios da Diocese de Caxias em 1931
Leia mais:
Memória dos Capuchinhos: 25 anos sem o Frei Ambrósio Tondello
Brechó São Lucas: um templo para garimpar no Museu dos Capuchinhos
Freis Capuchinhos: 120 anos no Rio Grande do Sul
O trecho em 1954
Na imagem abaixo, a Rua General Sampaio em 1954. Vê-se a antiga igreja (E), o prédio da editora, com São Miguel Arcanjo no topo, e o acesso ao Convento Imaculada Conceição e à gruta (à direita).
A paróquia
Criada pelo bispo Dom José Barea, a Paróquia Imaculada Conceição surgiu em 1949, época em que o então distante bairro Rio Branco contava com apenas 350 famílias, totalizando aproximadamente 1.750 moradores – natural dizer que a história dos dois templos e o desenvolvimento do bairro caminharam juntos.
A nova igreja, logicamente, começou a ser idealizada na esteira do crescimento da população e do bairro a partir dos anos 1950. As melhorias no terreno começaram em outubro de 1954. Já a construção iniciou-se quatro anos depois, no final de 1958. Na sequência do novo templo, vieram o salão paroquial, inaugurado em 1966, e o ginásio de esportes, em 1995.