O trabalho de restauração de 20 álbuns fotográficos do acervo do Museu dos Capuchinhos (MusCap), abordado pela coluna na segunda-feira passada, resgatou parte da história do antigo Cineclube Poverello (pobrezinho, em italiano) — termo associado a São Francisco de Assis e que suscita compaixão e caridade. O álbum em questão traz o registro de atividades realizadas pelos Freis Capuchinhos no ano de 1963, em comunidades carentes como a Santa Luzia e a Maria da Conceição, em Porto Alegre.
Conforme a historiadora Susiele Alves Ramos, responsável pela gestão de acervos do MusCap, o cineclube tinha por objetivo levar a esses locais a cultura cinematográfica a partir da apresentação de filmes de todos os gêneros e classificações, além de promover debates com os grupos.
Nas imagens desta página, alguns momentos daquelas projeções, que reuniam centenas de crianças, jovens e adultos em torno da sétima arte.
Leia mais:
Bairro Rio Branco: o Convento Imaculada Conceição em 1954
Freis Capuchinhos no Seminário Nossa Senhora Aparecida em 1939
Encontro da Associação Juvenil Esperança e ex-coroinhas dos Capuchinhos
Leia mais:
Barbearia Pinguim, clássico da Avenida Rio Branco
Ginásio do Colégio Santo Antonio em 1968
Formatura do Ginásio do Colégio Santo Antonio em 1966
Demolição da Vinícola Mosele em 1981
Hotel Avenida: um clássico da Avenida Rio Branco
Incêndio atinge casarão histórico da Avenida Rio Branco
Cabrera e o cachorro Max, dois personagens icônicos do bairro Rio Branco
Acervo recuperado
A coleção do MusCap é composta por fotografias individuais e álbuns que contam a história não apenas da Província dos Capuchinhos do RS. Eles registram também o desenvolvimento das cidades pelas quais os frades passaram, desde 1899 até meados dos anos 1970.
Entre março e junho, os profissionais envolvidos realizaram a conservação, restauração, digitalização e catalogação de 20 álbuns, somando 1,8 mil fotografias. O trabalho foi viabilizado a partir de um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul— com apoio das Empresas Randon e das emissoras Tua Rádio São Francisco e Mais Nova.