A internação necessária de Gladis Frizzo (PP), candidata a vice-prefeita na chapa de Maurício Scalco (PL), introduziu um elemento inesperado e produziu turbulência na reta final de campanha à prefeitura de Caxias do Sul. Por pouco, a situação não acarretou outro encaminhamento para o debate que estava programado pela TV Câmara, e foi realizado na noite desta quarta-feira (23/10), uma vez que a candidatura de Scalco chegou a solicitar o cancelamento do encontro devido ao estado de saúde de Gladis.
Inicialmente, a intenção da Câmara era fazer o debate com os candidatos a prefeito e a vice. Como o debate seria transformado em uma entrevista, isto é, haveria um tempo significativo à disposição do candidato Adiló Didomenico (PSDB), a candidatura de Scalco reuniu-se e reviu a posição e, 30 minutos antes do horário marcado, decidiu pela participação no debate.
A cordialidade do aperto de mão entre os dois candidatos (foto acima) ficou no início. Durante todas as perguntas iniciais do encontro, ambos se atacaram, com Scalco falando que o atual prefeito “só faz promessas” e Adiló comparando o candidato do PL com o ex-prefeito Daniel Guerra. Uma continuidade do que vem sendo a campanha na reta final.
Com o andamento dos blocos, um dos questionamentos deixou o candidato do PL em uma situação embaraçosa. Adiló perguntou sobre o projeto Nape (Núcleo de Apoio aos Profissionais da Educação). Scalco começou a buscar em seus materiais de apoio informações sobre o projeto, mas não encontrou e pediu para que Adiló, então, explicasse o que era – trata-se de um projeto onde, em parceria com diferentes instituições, a Secretaria de Educação do município se propõe a oferecer apoio mental aos professores, uma ação somente apresentada pelo governo às 18h30min desta quarta-feira (23/10) e ainda não colocada em prática. Scalco disse que "não tinha como ele saber sobre o projeto, por não ter sido efetivado". A questão foi uma espécie de "pegadinha" de Adiló.
Resta desejar um final de campanha, nos dois últimos dias, com um pouco mais de serenidade e de retomada do debate em torno de propostas para a cidade. E torcer pela recuperação de Gladis. Com foco em ataques, estocadas e enfrentamentos, o nível da campanha em segundo turno decaiu visivelmente. (Com Renata Oliveira Silva).