Após a quase desistência do candidato Maurício Scalco (PL) no debate promovido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul devido aos problemas de saúde de sua vice, Gladis Frizzo (PP), que exigiu a sua internação no Hospital Pompéia, o encontro entre Scalco e Adiló Didomenico (PSDB) aconteceu como previsto, iniciando às 19h desta quarta-feira (23). Durante todas as perguntas, ambos se atacaram, com Scalco falando que o atual prefeito "só faz promessas" e Adiló comparando o candidato do PL com o ex-prefeito, Daniel Guerra.
Ainda no início da tarde, a equipe do candidato do PL pediu à Câmara o cancelamento do encontro devido ao estado de saúde de colega de chapa, Gladis Frizzo (PP), que teve um mal súbito na madrugada desta quarta e foi levada às pressas ao Hospital Pompéia. Segundo o boletim médico, a vice está com "forte infecção pulmonar" e segue internada realizando o tratamento. Porém, a Câmara de Vereadores decidiu manter a programação, mas realizando uma entrevista com Adiló. Faltando menos de 30 minutos para iniciar o debate, Scalco decidiu participar da sabatina.
Logo no início das apresentações, Scalco começou apontando a "falta de sensibilidade" de Adiló ao não concordar com o cancelamento do debate. Porém, o atual prefeito ressaltou que só tinha concordado com o cancelamento da participação dos candidatos a vice, e não dos candidatos a prefeito.
Com o andamento dos blocos, um dos questionamentos deixou o candidato do PL em uma situação embaraçosa. Adiló perguntou sobre o projeto Nape (Núcleo de Apoio aos Profissionais da Educação). Scalco começou a buscar em seus materiais de apoio informações sobre o projeto, mas não encontrou e pediu para que Adiló, então, explicasse o que era. O prefeito informou tratar-se de um projeto onde, em parceria com diferentes instituições, a Secretaria de Educação do município ofereceria apoio mental aos professores. No entanto, a ação foi apresentada às 18h30min desta quarta-feira (23) e ainda não foi colocada em prática. Com a resposta, Scalco disse que "não tinha como ele saber sobre o projeto, por não ter sido efetivado".
Além dos questionamentos entre os candidatos, a população também fez perguntas relacionadas a esporte, saúde, segurança e educação, oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas.