O vereador Clóvis de Oliveira Xuxa (PTB), que preside a Frente Parlamentar em Defesa de Melhorias na Rota do Sol e BR-116, reavivou na sessão de quarta-feira (1º/11) o impasse para duplicar trecho de 900 metros da BR na área urbana de Caxias do Sul. Ele lembrou que não houve avanços para sair a duplicação. Depende de Sulgás e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) se entenderem em torno da remoção de uma tubulação de gás natural. O Dnit não quer executar a obra sem que a retirada seja feita. Prefeitura, Dnit e Sulgás se reuniram ainda em junho. De lá para cá, nada mais aconteceu. Segundo Xuxa, 92 metros da rede de gás impedem o início dos trabalhos.
Xuxa pediu apoio dos colegas para a elaboração de um ofício à Sulgás. Será muito mais efetivo trazer prefeitura, Dnit e Sulgás, a partir de iniciativa do município, para nova conversa, mais de quatro meses depois da primeira, e sair com uma solução. Afinal, superintendência regional do Dnit e Sulgás vivem no mesmo Estado. Como se precisasse de um novo encontro. A impressão é de que, após o primeiro, não se entendeu, ou não se quis entender, o que precisava ser feito.
É um exemplo gritante de nossa incapacidade e de como nos enredamos para obter melhorias na BR. Outros municípios do Estado possuem contornos viários, inclusive da BR-116, vistosos, com viadutos, totalmente duplicados.