O Dnit-RS (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e a Companhia de Gás do RS (Sulgás) ainda não entraram em acordo sobre como realizar os trabalhos de duplicação do trecho urbano da BR-116, em Caxias do Sul. O trajeto é de apenas 900 metros, entre a rótula da Avenida São Leopoldo e acesso ao bairro Planalto. Dnit e Sulgás não concordam sobre o que fazer com o gasoduto que está abaixo da pista.
O primeiro quer que a tubulação seja removida para realização da obra, enquanto o segundo quer que a estrutura seja mantida. Para isso, a Sulgás garante assistência ao Dnit. É inacreditável a protelação e a bateção de cabeça entre órgãos públicos para oferecer o que Caxias merece há décadas: um trecho urbano duplicado da BR.
Dnit e Sulgás esperam um pelo outro
Dnit e Sulgás já não concordavam há dois meses. Em 21 de julho, o Dnit emitia a seguinte nota à reportagem: “Com relação à duplicação da BR-116/RS, entre o km 151 e o km 152, em Caxias do Sul, o Dnit aguarda a realocação da rede de gás natural, que está sob a rodovia, para iniciar os serviços no trecho.” Segue aguardando.
Em contato com a reportagem, a prefeitura apenas afirma que não há atualização sobre a situação. Já a Sulgás segue afirmando que “continua à disposição para assegurar a segurança da operação na área que envolva os dutos da empresa”.
O Dnit não retornou o contato feito pela reportagem. (Com Bruno Tomé)