
Campeã no início de maio do WTA 1000 de Madrid, a número 1 do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, foi eliminada nas quartas de final de Roma pela chinesa Zheng Qinwen, oitava do ranking, nesta quarta-feira (14).
Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, disputados no saibro de Roland Garros, Zheng fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, em uma hora e 37 minutos.
Semifinalista em Roma pela primeira vez na carreira, a chinesa de 22 anos terá como próxima adversária a americana Coco Gauff, terceira do mundo, que mais cedo bateu a russa Mirra Andreeva.
A 11 dias do início de Roland Garros, Zheng conseguiu sua primeira vitória sobre Sabalenka em sete confrontos, depois de ter perdido os seis primeiros, todos eles em quadra dura.

Finalista em Roma no ano passado, a bielorrussa chegou à capital italiana depois de conquistar seu terceiro título em Madri. A líder do ranking estava invicta há nove jogos.
Vice-campeã do Aberto da Austrália e do WTA Finals em 2024, a atual temporada está sendo mais discreta para Zheng e ela ainda não venceu nenhuma competição.
Seus melhores resultados até o momento haviam sido três quartas de final, nos WTA 1000 de Indian Wells e Miami (quadra dura) e no WTA 500 de Charleston (saibro).
* AFP