A partir desta terça-feira (29), Passo Fundo deve receber uma nova remessa de vacinas contra a covid-19. A entrega ocorre após o Ministério da Saúde ter repassado ao Estado, na manhã de segunda-feira (28), cerca de 50,4 mil doses do imunizante.
Conforme informado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), a distribuição será feita para as 18 regionais da SES, seguindo a ordem de solicitações encaminhadas à pasta a partir de levantamento realizado junto aos municípios.
No norte gaúcho, Passo Fundo opera com estoque zerado de vacinas há 11 dias. Isso porque os imunizantes armazenados na cidade acabaram vencendo, como explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Raquel Schwaab:
— Hoje nós não temos vacinas, elas venceram no dia 18 de outubro. Como o Estado recebeu, elas devem chegar aqui no decorrer da semana.
Ao todo, o Rio Grande do Sul perdeu seis mil doses para adultos, que estavam sob guarda da SES e venceram. Elas haviam sido encaminhadas em 19 de setembro.
As novas doses que estão no Estado são fabricadas pela Moderna e destinadas para crianças e adultos (saiba mais abaixo). A chegada das vacinas monovalente XBB estava prevista para a última sexta-feira (25), mas o caminhão não saiu no horário programado, acarretando na alteração do prazo.
A chegada dos imunizantes restabelece o estoque no RS, que não recebia um novo lote de vacinas para menores de 12 anos há cinco meses.
Três internados
Segundo dados do último boletim epidemiológico, divulgado pela prefeitura de Passo Fundo na semana passada, a cidade tinha três moradores internados por causa do coronavírus. Não há casos de pessoas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A cidade contabiliza 79.534 casos confirmados da doença e 843 mortes por coronavírus desde o início da pandemia em 2020. Quanto às vacinas, 89,63% (183.493) da população tomou ao menos uma dose do imunizante contra a covid-19.
Quem pode se vacinar contra a covid-19
A campanha de vacinação atual foca apenas nos grupos prioritários e naqueles que não possuem nenhuma vacina.
Crianças
- De 6 meses a menores de 5 anos: esquema vacinal de duas doses
- A partir de 5 anos: esquema vacinal de uma dose
- Imunocomprometidos a partir de 6 meses: esquema vacinal de três doses
Grupos prioritários
- Grupo prioritário a partir de 5 anos: uma dose anual da vacina monovalente XBB
- Pessoas imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes, puérperas e idosos: duas doses anuais da vacina monovalente XBB
Quem nunca se vacinou
- Independente da faixa etária ou grupo social: receberá uma dose
Quem não pertence a grupos prioritários
- Pessoas com mais de 5 anos e que não pertencem a grupos prioritários: quem já possui o esquema de duas doses não têm indicação para receber a dose anual ou reforço