O Rio Grande do Sul receberá 50,4 mil doses da vacina monovalente XBB, da Moderna, contra a covid-19 nesta sexta-feira (25), conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES). A distribuição será feita pelo Ministério da Saúde (MS), mas ainda não há informação do horário de chegada dos imunizantes.
O quantitativo faz parte do lote de 1,2 milhão de unidades adquiridas pela pasta estadual e que teve a entrega aos Estados iniciada na quarta-feira (23). A aplicação da vacina pode ser feita em crianças e adultos, com dosagens diferentes.
Conforme a SES, se a previsão de entrega se confirmar, as coordenadorias regionais de saúde poderão retirar os imunizantes a partir da próxima segunda-feira (28).
O RS não recebe um novo lote de vacinas contra covid-19 para menores de 12 anos há cinco meses; a última remessa foi enviada em 17 de junho. Para adultos, as últimas doses chegaram em 19 de setembro, com o prazo de validade para o último dia 18.
O estoque de Porto Alegre está zerado, e a SES afirma não ter como detalhar a situação nos outros municípios gaúchos.
A nova remessa que chegará ao Estado faz parte de uma compra de 69 milhões de doses feita pelo governo federal, que deve abastecer o estoque nacional pelos próximos dois anos, segundo o Ministério da Saúde.
As entregas pelos fabricantes serão realizadas de forma parcelada, conforme a adesão da população e as atualizações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Cobertura vacinal contra a covid-19
No momento, a imunização é recomendada para o público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças e imunocomprometidos. Também é indicada para a população que não completou o esquema primário.
Segundo o MS, a cobertura vacinal contra a covid-19 indica que 86% da população brasileira completou o esquema primário, com duas doses; no RS, o percentual é de 90,3% na monovalente e 21,6% na bivalente. A covid-19 causou 343 mortes no Estado em 2024, segundo o painel da SES.