O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo (HSVP) registrou, neste sábado (21), a segunda captação múltipla de órgãos do ano. A doação foi autorizada por ato solidário da família de um paciente que teve morte encefálica.
Foram captados os pulmões, o fígado, os rins, as córneas e os ossos. Oito pacientes que estão na lista de espera por transplante podem ser beneficiados pela nova doação.
Já os ossos e as córneas foram armazenados no Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do HSVP e no futuro vão contemplar outras pessoas. Para o médico e coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO 4), Cassiano Ughini Crusius, a ação é um gesto de amor.
— Esse doador pode beneficiar mais de oito pacientes que, agora, terão uma nova chance e qualidade de vida. Isso nos deixa gratos e contentes, pois essas pessoas terão um Natal muito melhor. Esse número é muito expressivo, são oito famílias que serão totalmente modificadas por essa doação. É um gesto de amor ao próximo — disse.
A captação envolveu as equipes de Organização e Procura de Órgãos para Transplantes, a Santa Casa de Porto Alegre e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que levaram os órgãos para a Capital. O transporte dos órgãos teve escolta da Guarda de Trânsito de Passo Fundo até o Aeroporto Lauro Kurtz.