A nova emergência do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo inaugurou nesta quinta-feira (18), após quatro anos em obras. A entrega aconteceu em solenidade na unidade, que permanece na Rua Tiradentes, 295, bairro Centro.
Com a modificação da área física de 900 metros quadrados para 2,1 mil metros quadrados, a emergência teve ampliação da estrutura para atendimento especializado na Unidade de AVC e Dor Torácica, de cinco para oito leitos. Apesar disso, não haverá aumento no número de leitos gerais, que vai permanecer com quinze camas.
A transferência de pacientes vai acontecer nesta tarde, quando a unidade também passa a fazer o atendimento dos novos. De acordo com o administrador do hospital, Luciney Bohrer, a ideia do novo espaço não é aumentar os atendimentos:
— Vamos ter uma urgência e emergência humanizadas. É um espaço reservado para quem corre risco de vida. As consultas devem ser feitas na rede básica, por isso, precisamos da ajuda da população.
No município, a superlotação das emergências tem sido uma situação recorrente. Na última semana, o HC registrou uma taxa de ocupação de 160%, e na semana anterior, de 150%. Conforme a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que esteve presente na inauguração, a ideia é desafogar as unidades com três eixos de trabalho:
— O primeiro eixo é vacinação, para evitar casos de covid-19 ou Influenza, o segundo é o fortalecimento da atenção primária, para que a população procure primeiro um posto de saúde e o terceiro é ampliação da capacidade das UTIs pediátricas, que é a maior demanda.