Há um mês, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o maior de Passo Fundo e região, opera com restrições na emergência em razão da superlotação, que chega a 140% nesta sexta-feira (19). Para além da emergência, as enfermarias também apresentam quadro de lotação, o que fez com que o hospital decidisse pela suspensão das cirurgias eletivas agendadas entre esta sexta-feira e a próxima quarta-feira (24).
De acordo com informações da responsável técnica pela emergência, Josiane Diehl Moia, a necessidade de liberar leitos para pacientes que aguardam cirurgias urgentes foi o que motivou a decisão:
— Foram cancelados casos de cirurgia geral, ortopedia, urologia, casos que estão estáveis e podem aguardar. Mantivemos os casos urgentes e de oncologia, bem como os casos em que o paciente vem e no mesmo dia pode ir embora.
No total, 25 cirurgias eletivas serão reagendadas. A expectativa é que as novas datas possam ser marcadas a partir da próxima quinta-feira (25) e os pacientes que forem reagendados, retornam para o mesmo lugar da fila.
Na emergência, a orientação é que pacientes sem urgência procurem as unidades de saúde nos bairros ou o hospital municipal. Após avaliação, se necessário, eles serão encaminhados a um dos dois hospitais de alta complexidade do município, conforme informa Josiane. Ela frisa que a suspensão pode vir a acontecer novamente, já que no inverno os pacientes com doenças crônicas tendem a ter piora no quadro.
No Hospital de Clínicas (HC), a situação é semelhante. A unidade disponibiliza 23 leitos de emergência, mas 31 pacientes estão internados, além de outros 11 em observação. A lotação está em 135%.