As 440 urnas eletrônicas que contabilizarão os votos dos eleitores de Passo Fundo, no norte do Estado, foram distribuídas na manhã deste sábado (5). Os aparelhos foram entregues nos mais de 80 locais de votação espalhados na zona urbana e nos distritos.
Na cidade, o trabalho é realizado um dia antes das eleições municipais, para garantir que os aparelhos e materiais sejam checados e entregues. Cada urna já está previamente preparada com as informações de sua seção e zona eleitoral, mas passa por um processo de checagem nesta manhã:
— Assim que chega no local de votação, a urna é ligada e passa por conferência. Ela vai emitir data, horário, município e os números da seção e zona. Se alguma informação estiver incorreta ou ela não ligar, fazemos o reparo ou troca do aparelho — explica o chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, Renato Guadagnin.
Com tudo conferido, as urnas são desligadas e só voltam a funcionar no domingo. Além de Passo Fundo, as zonas eleitorais 33ª e 128ª abrangem outros quatro municípios próximos: Pontão, Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano. Juntos, eles somam 21 locais de votação que receberam 42 urnas eletrônicas.
Ao todo, o tribunal gaúcho dispõe de 31 mil urnas. Dessas, 16% são dos modelos 2013 e 2015 e 84% são dos modelos 2020 e 2022. Os dados dos candidatos a prefeito e vereadores foram inseridos no sistema dos aparelhos na última semana.
Passo Fundo tem mais de 150 mil eleitores aptos a votar, número que é 2,94% maior que na última eleição municipal. A cidade também terá dois novos locais de votação: um no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e outro na Faculdade Anhanguera.