A quatro meses do primeiro turno das eleições municipais de 2024, o cenário político de Passo Fundo começa a tomar forma. A cidade terá mais de 150,9 mil eleitores aptos a votar neste ano. O número é 2,94% maior que a última eleição municipal, de 2020, quando havia 146.664 eleitores na cidade. Em 2022, estavam aptos 150.385 eleitores.
No montante, estão somados os pedidos de transferência para Passo Fundo e emissão de primeiras vias do título eleitoral. Conforme dados de atendimento do Cartório Eleitoral da cidade, foram 2.442 transferências de eleitores para Passo Fundo em 2024 e outras 1.107 em 2023. Quanto a novos títulos, foram 2.445 neste ano e 2.033 no ano passado.
— Todos esses pedidos já foram consolidados e agregados no número total de eleitores. Neste momento, os juízes eleitorais ainda avaliam casos muito pontuais, que poderão agregar ao número de eleitores na cidade até o fim do mês, mas serão poucas dezenas — adianta o chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, Renato Guadagnin.
O cartório local não contabiliza os pedidos que quem deixará de votar na cidade, pois o dado é agregado nos outros municípios. As eleições municipais de 2024 acontecem em 6 de outubro.
Novos locais de votação e alterações de endereço
A principal novidade são dois novos locais de votação no centro da cidade: um no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e outro na Faculdade Anhanguera. Ainda conforme Guadagnin, 204 eleitores solicitaram transferência para os novos locais:
— Poderão votar nos dois novos locais os eleitores que já pediram a transferência para essas seções, seja por mudança de cidade ou por mudança de bairro em que mora, para facilitar o deslocamento.
Também há confirmação de pelo menos três mudanças de endereço de seções já existentes, que passarão a ser instaladas em outros espaços. Confira abaixo a lista já divulgada:
- Seções de votação do Salão Comunitário da São Judas Tadeu (Rua Passo Fundo, 398) funcionarão em definitivo na Emei André Zaffari (Rua Ismael de Quadros, 310, Vila Luiza)
- Seções de votação do Salão Paroquial São José (Avenida Luís de Camões) funcionarão em definitivo no CTG Fagundes Dos Reis (Rua Alagoas, 300, São José);
- Seções de votação do Ginásio Capingui (Rua General Osório, 1484, Centro) funcionarão em definitivo no Colégio Notre Dame (Avenida Brasil, 952, Centro);
- Local de votação Imed/Ifibe alterou o nome para Atitus/Imed;
- Local de votação E.M. Nossa Senhora Aparecida alterou o nome para Emei Abelhinas.