Neste domingo (6), mais de 150 mil eleitores devem ir às urnas em Passo Fundo, no norte gaúcho, para eleger os representantes políticos dos próximos quatro anos.
A população deve escolher entre três candidatos a prefeito e 220 a vereador em 84 locais de votação. Para votar, é essencial apresentar um documento oficial com foto.
Os locais de votação abrem às 8h e seguem até as 17h. Para consultar o local de votação e a seção eleitoral basta acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e informar o nome completo, CPF ou título eleitoral, além da data de nascimento e o nome da mãe.
Confira mais perguntas e respostas sobre a eleição a seguir.
O e-Título serve como documento para votação?
Sim, os eleitores podem contar com o e-Título para votar desde 2017. Mas fique atento: a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o perfil esteja com a foto cadastrada, o que só acontece quando o cidadão tem cadastro biométrico.
Outro ponto de atenção é a atualização do e-Título, que deve acontecer antes do pleito. Segundo o TSE, mais de 46 milhões de brasileiros têm contas cadastradas, mas metade precisa fazer a atualização. Sem isso, a conta do eleitor permanece desativada.
Além disso, a versão virtual do título eleitoral não poderá ser emitida no dia da eleição. Para os eleitores que ainda não têm a plataforma no celular, o recomendado é baixar com antecedência. Na dúvida, leve consigo um documento oficial com foto.
O aplicativo móvel pode ser baixado em Android e iOS e oferece diferentes serviços, como consulta ao local de votação, apresentação de justificava de ausência e cadastro de mesários.
Pode entrar acompanhado na cabine de votação?
Não. A única exceção são eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. O acompanhante deve ser uma pessoa de confiança e que não esteja a serviço da Justiça Eleitoral.
Não há necessidade de solicitação antecipada ao juiz eleitoral, mas esse auxílio precisa ser autorizado pelo mesário responsável da seção eleitoral.
A urna eletrônica também oferece outros recursos de acessibilidade, como teclado em braile, fones de ouvido e intérprete de libras.
Posso votar em trânsito para o meu município?
Não há voto em trânsito nas eleições municipais. Ou seja, caso não seja possível votar, o eleitor terá que justificar a ausência no dia do pleito.
A alternativa de votar em trânsito só é permitida quando o eleitor não estará presente em seu domicílio eleitoral durante a votação a nível estadual e nacional.
A justificativa pode ser realizada através do aplicativo e-Título ou do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Nunca votei antes: tem como aprender?
Felizmente, sim. O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece um simulador virtual de votação que pode ser acessado neste link.
Para iniciar a simulação, basta clicar em "Votando no 1º turno" e informar se deseja ativar as instruções por áudio durante as votações. Em seguida, clique na tecla "Confirma" para realizar o teste.
Por que Passo Fundo não tem segundo turno?
Para que isso aconteça, é preciso que a cidade tenha 200 mil eleitores registrados e que nenhum dos candidatos a prefeitura tenha a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.
Com 150.867 pessoas aptas a votar nas eleições municipais de 2024, Passo Fundo não se enquadra nessas regras.
Apenas cinco cidades gaúchas têm número superior a 200 mil eleitores e podem estender a decisão ao dia 27 de outubro. São elas: Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre.