A menos de uma semana das eleições municipais, ainda pode surgir dúvidas sobre o local do voto, perfil do candidatos e como utilizar o aplicativo e-Título.
Em Passo Fundo, 150 mil eleitores irão às urnas no dia 6 de outubro para escolher seus representantes na Câmara de Vereadores e prefeitura pelos próximos quatro anos.
Para preparar o eleitor para o dia de votação, GZH Passo Fundo reuniu as principais dúvidas sobre o pleito. Confira.
Local e horário de votação
- Os locais de votação abrem às 8h e seguem até as 17h
Para consultar o local de votação e a seção eleitoral basta acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e informar o nome completo, CPF ou título eleitoral, além da data de nascimento e o nome da mãe
Outra opção é baixar o aplicativo e-Título, título de eleitor digital disponível para Android e iOS, que informa sobre a zona e a seção eleitoral e pode substituir o documento com foto, como informa o TSE. Para acessar a conta é necessário inserir o CPF, sem o título eleitoral.
Nestas eleições, Passo Fundo conta com dois novos endereços para votação: o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e na Faculdade Anhanguera. No total, o município conta com 84 locais de votação inscritos nas zonas eleitorais 33º e 128º.
Perdi meu título, posso votar?
Sim. É possível realizar a votação sem o título, apenas utilizando documento com foto como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.
Como justificar ausência
O eleitor que não realizar o voto no dia 6 de outubro pode apresentar justificativa por meio do e-Título ou através do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser impresso no site do TRE neste neste link.
Caso o eleitor opte por registrar a ausência do voto através de formulário, o documento deve ser preenchido e apresentado em qualquer seção eleitoral da cidade. Junto ao formulário, também é necessário apresentar documento com foto.
No caso do e-Título, o juiz da 128ª Zona Eleitoral, Luis Clóvis Machado, explica que o aplicativo funciona por meio de georreferenciamento no dia da eleição.
— Por exemplo, se a pessoa vota em Passo Fundo e mora em Porto Alegre, o próprio aplicativo vai entender que o eleitor está em outro lugar e vai fazer a justificativa. Mas, lembrando, essa opção só estará disponível no dia da eleição, após isso é necessário baixar o formulário e apresentar à Justiça Eleitoral no Cartório Eleitoral mais próximo — explica.
A ausência do voto também pode ser registrada em até 70 dias após a votação.
Conheça os candidatos
Nesta eleição municipal, Passo Fundo conta com 220 candidatos a vereador e três chapas a prefeito e vice.
Através da plataforma DivulgaCand, disponibilizada pelo TSE, é possível conferir informações dos candidatos como o número de urna e partido até os bens declarados, doações recebidas e históricos de outras eleições.
GZH Passo Fundo disponibilizou o perfil dos três candidatos à prefeitura: Airton Dipp (PDT), Marcio Patussi (PL) e Pedro Almeida (PSD). As propostas de cada uma das chapas podem ser conferidas na série Qual o plano? divulgada semanalmente desde 29 de agosto.