Tema discutido nas eleições municipais de todo o Estado após a enchente de maio, os eleitores gaúchos estão atentos as propostas sobre o meio ambiente. Em Passo Fundo, os candidatos citam a necessidade de planos de contingência de desastres, limpeza dos rios e gestão dos resíduos.
A série "Qual o plano?" é uma iniciativa de GZH Passo Fundo para reunir as propostas dos três candidatos ao Executivo.
Para elencá-las, a reportagem entrou em contato com as assessorias dos candidatos. Nesta reportagem, tivemos resposta da chapa de Pedro Almeida. Os textos de Airton Dipp e Márcio Patussi foram construídos com base em seus planos de governo disponibilizado na plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A série estreou em 29 de setembro e já publicou sobre saúde, habitação, segurança, geração de emprego e renda, mobilidade urbana e educação. Veja a seguir as propostas de cada um deles para o meio ambiente, organizadas por ordem alfabética.
Airton Dipp (PDT)
Em seu plano de governo, Airton Dipp (PDT) destaca a necessidade do executivo com o meio ambiente de forma "harmoniosa", abarcando o combate às ações que destroem e degradam os recursos hídricos e os locais de preservação.
Na prática, o candidato pretende elaborar e implementar um plano de contingência para proteger os moradores em caso de emergência. O documento deve ter foco em mapear os possíveis riscos para trabalhar ações preventivas e detalhar os passos de uma contenção de emergência que seja "rápida e resolutiva".
O possível novo governo de Dipp também irá qualificar o tratamento do lixo, para reduzir a produção e dar o destino correto ao material gerado.
Marcio Patussi (PL)
Se eleito, Marcio Patussi (PL) irá investir em programas ambientais que farão a proteção de recursos naturais. Seu plano de governo elenca como desafio na área a poluição dos rios e de terrenos baldios, e a ligação de esgotos à rede pluvial.
Entre as propostas, Patussi quer criar um programa de despoluição dos rios e de recuperação da área urbana, intensificando a fiscalização de terrenos baldios. Nesta linha, também propõe a pavimentação das ruas com materiais permeáveis, onde for possível.
Por fim, Patussi ainda deve averiguar a situação contratual com a Corsan e os valores recolhidos pela companhia, para cobrar o atendimento de esgoto e saneamento de toda a cidade.
Pedro Almeida (PSD)
Em seu possível novo mandato, Pedro Almeida (PSD) deve implementar um plano de prevenção e outro de contingência de eventos climáticos, para contemplar ações de redução de riscos e de "anticrise e de resiliência".
No tema de prevenção a desastres, Pedro ainda pretende criar um centro de operações integradas capaz de produzir e analisar dados relativos a esses eventos e situações de emergência.
Quanto aos recursos hídricos, o candidato pretende revisar o plano de macrodrenagem para planejar as futuras intervenções sem riscos de alagamentos. Ainda, deseja desenvolver ações permanentes de desassoreamento nos rios da cidade.
Pedro também deve implantar o programa "Passo Fundo Carbono Zero", com ações, metas e marco regulatório.