Qualificação do transporte público, melhoria dos trevos de acessos aos distritos e duplicação das perimetrais: essas são algumas das propostas dos candidatos a prefeito para solucionar os gargalos da mobilidade urbana em Passo Fundo.
As propostas são mostradas na série “Qual o plano?”, iniciativa de GZH Passo Fundo que publicará até o dia 3 de outubro as ideias dos candidatos sobre diferentes temas.
Para reuni-las, a reportagem contatou com as assessorias das chapas na disputa. Nesta reportagem, tivemos retorno de Airton Dipp e Pedro Almeida. O texto de Marcio Patussi foi construído com base em seu plano de governo disponibilizado na plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A série estreou em 29 de setembro e já publicou sobre saúde, habitação, segurança e geração de emprego e renda. Veja a seguir as propostas de cada um deles para a mobilidade urbana, organizadas por ordem alfabética:
Airton Dipp (PDT)
O candidato Airton Dipp (PDT) aponta a necessidade de resolver problemas do trânsito da cidade, incluindo o transporte público e a acessibilidade nas ruas. Entre as propostas, Dipp quer retomar as obras estruturantes, ao relembrar as já executadas em sua última gestão, como anéis viários e vias de sentido único.
Também nesta linha, o candidato espera duplicar as perimetrais de Passo Fundo, além de melhorar os acessos aos bairros, com obras em todos os trevos e rótulas de acesso. O candidato justifica que as ações devem “resolver os acessos de forma definitiva, desafogar o trânsito e proporcionar maior segurança e qualidade de vida para as famílias”.
Seu plano de governo também almeja melhorar a qualidade do serviço prestado pelo transporte coletivo da cidade, organizar a malha viária e investir na sinalização e recursos de acessibilidade.
Por fim, Dipp propõe a atualização do plano municipal de mobilidade urbana, com participação da comunidade.
Marcio Patussi (PL)
O plano de governo de Marcio Patussi (PL) cita entre os problemas do trânsito o congestionamento, falta de sincronia nos semáforos e falta de vias de fluxo rápido. Para resolver essas demandas, Patussi propõe a modernização do plano municipal de mobilidade urbana e utilização de mais rotatórias.
Para o transporte coletivo, o candidato planeja a concessão do transporte municipal à iniciativa privada e a licitação do modelo público. Também há o desejo de renovar a frota e a possibilidade adquirir de modelos elétricos para reduzir a poluição e o preço da passagem.
Na infraestrutura, Patussi propõe a duplicação das perimetrais e a construção de viadutos. Seu plano de governo também cita a melhoria nos cruzamentos internos, que deve ser feita com instalação de elevadas e trincheiras, como forma de aumentar a segurança e fluidez do trânsito.
Pedro Almeida (PSD)
Entre as propostas na área de mobilidade urbana, o candidato a reeleição Pedro Almeida (PSD) cita a melhoria dos trevos de acesso, construção de vias e melhoria das estradas e interior e ruas da cidade.
Pedro propõe a qualificação dos trevos do distrito industrial de Valinhos e Invernadinha, da Caravela, Santa Marta e da Roselândia. Também aponta a necessidade de urbanizar a Perimetral Sul, com construção de vias paralelas, iluminação, arborização e também estruturação dos trevos de acesso.
Através dos programas Qualifica Interior e Qualifica Mobilidade Urbana, Pedro pretende pavimentar e qualificar os equipamentos públicos no interior, e manter permanente a pavimentação das ruas da zona urbana e trechos críticos da cidade, além da ampliação e conexão das ciclovias.