Um dos temas centrais da campanha eleitoral de Passo Fundo, a segurança gera diferentes olhares dos candidatos a prefeito na cidade. Entre as propostas, aparecem a promoção de um ambiente seguro, especialmente para mulheres e crianças, aumento da presença policial nas ruas, iluminação e cercamento eletrônico total do município.
A discussão integra o quadro "Qual o plano?", iniciativa de GZH Passo Fundo para reunir as propostas dos três candidatos ao Executivo.
Para elencá-las, a reportagem entrou em contato com as assessorias dos candidatos. Nesta reportagem, tivemos retorno das chapas de Airton Dipp e Pedro Almeida. O texto de Márcio Patussi foi construído com base em seu plano de governo disponibilizado na plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esta série estreou em 29 de setembro e já publicou sobre saúde e habitação. Os textos seguem até 3 de outubro. Veja a seguir as propostas de cada um deles para segurança, organizadas por ordem alfabética.
Airton Dipp (PDT)
Se eleito, o candidato Airton Dipp (PDT) afirmou que quer garantir segurança para todos e um espaço livre de violência para "famílias, mulheres, mães, pais e para as crianças".
Entre as propostas, Dipp deseja criar um "cinturão de monitoramento" em Passo Fundo, com trabalho conjunto entre Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e as polícias rodoviárias.
O candidato também aponta a necessidade de instalações de câmeras de vigilância e iluminação em led em todos os bairros da cidade.
Marcio Patussi (PL)
O plano de governo de Marcio Patussi (PL) cita entre os problemas da área a falta de integração entre as polícias e na ressocialização de apenados. Para criar um ambiente mais seguro, o candidato quer melhorar a iluminação pública da cidade.
Ele propõe a construção de uma "Central da Polícia" para reunir os diferentes órgãos de segurança. Caso seja eleito, Patussi também quer criar a Guarda Municipal Armada, para aumentar a presença policial nas ruas.
Quanto ao tema dos apenados, o candidato quer consolidar a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) e criar um sistema municipal de ressocialização de presos, para reduzir a reincidência criminal e promover a reintegração social.
Pedro Almeida (PSD)
Em seu plano de governo, Pedro Almeida (PSD) aponta o fortalecimento das ações de segurança com adoção de "soluções tecnológicas e de inteligência". Para fazer isso, o candidato cita a construção da Cidade da Polícia, integrando os órgão de segurança.
Pedro também propõe a implantação de um cercamento eletrônico, com ferramentas, equipamentos, softwares e metodologias de segurança.
Por fim, o candidato também disse que criará, se reeleito, o programa "Passo Fundo Mais Segura" com iluminação 100% em Led, além de "articulação entre iluminação e câmeras inteligentes de videomonitoramento".