Tema central das eleições, a educação motiva diferentes olhares dos candidatos a prefeito de Passo Fundo. Entre as urgências, as três chapas da cidade citam a necessidade de zerar as filas para as creches, ampliar o turno integral e aprimorar as estruturas das escolas municipais.
Seus planos de governo para a educação integram o quadro "Qual o plano?", iniciativa de GZH Passo Fundo para reunir as propostas dos três candidatos ao Executivo.
Para elencá-las, a reportagem entrou em contato com as assessorias dos candidatos. Nesta reportagem, tivemos retorno das chapas de Airton Dipp e Pedro Almeida. O texto de Márcio Patussi foi construído com base em seu plano de governo disponibilizado na plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A série estreou em 29 de setembro e já publicou sobre saúde, habitação, segurança, geração de emprego e renda e mobilidade urbana. Veja a seguir as propostas de cada um deles para a educação, organizadas por ordem alfabética:
Airton Dipp (PDT)
Entre os problemas identificados na área da educação, Airton Dipp (PDT) cita a necessidade de garantia da educação infantil e em tempo integral e a formação adequada dos profissionais. Para isto, o candidato propõe a ampliação do número de escolas em tempo integral e o fim da fila de espera por vagas nas creches.
Ainda, seu possível governo deseja garantir bolsas de estudos para crianças e jovens, e ampliar o número de escolas em tempo integral, baseados em seu último governo que, segundo o candidato, “teve escolas bem cuidadas e professores valorizados”.
No caso dos professores e funcionários da rede municipal, o candidato aposta em aprimorar o diálogo com a classe. Dipp também quer qualificar a alimentação escolar e garantir que todos tenham uma merenda extra ao chegarem na escola.
Marcio Patussi (PL)
O plano de governo de Marcio Patussi (PL) identifica entre os problemas da educação métodos de ensino “desatualizados”, desvalorização de professores e infraestrutura inadequada. Na área, seu possível governo planeja elevar os índices educacionais, incluindo uma avaliação municipal que premie os melhores resultados dos alunos.
Patussi também propõe a implantação de escolas infantis em tempo integral e implementar educação financeira nas escolas. Na primeira infância, quer ofertar dois turnos escolares e assistir às famílias em programas de saúde.
Também deseja criar um ensino profissional para preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Pedro Almeida (PSD)
Se reeleito, Pedro Almeida (PSD) planeja intensificar a educação de qualidade, com ênfase na primeira infância e no ensino em tempo integral. Seu plano de governo também aponta a necessidade de valorização dos professores, atualização pedagógica permanente e qualificação das infraestruturas de educação.
Entre as propostas, Pedro pretende construir novas escolas e ampliar 3 mil vagas na rede municipal com reformas e compra de escolas que utilizam prédios alugados. No turno integral, quer chegar ao número de 4 mil alunos inscritos.
O candidato também cita a ampliação do uniforme escolar e melhoria das quadras esportivas, pátios e secretarias. Por fim, cita a implementação do programa Passo Fundo Digital, que entregará computadores para alunos do ensino fundamental da rede municipal.