Valorizar artistas locais, retomar a Jornada Nacional da Literatura e criar novos eventos na cidade: essas são algumas das propostas dos três candidatos a prefeitura de Passo Fundo na área da cultura.
Seus planos de governo são explorados na série "Qual o plano?", uma iniciativa de GZH Passo Fundo para reunir as ideias dos candidatos.
Para elencá-las, a reportagem contatou as assessorias das chapas na disputado executivo. Nesta reportagem, tivemos resposta da chapa de Pedro Almeida. Os textos de Airton Dipp e Márcio Patussi foram construídos com base em seus planos de governo disponibilizado na plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A série estreou em 29 de setembro e já publicou sobre os seguintes assuntos:
Veja a seguir as propostas de cada um deles para a cultura, organizadas por ordem alfabética.
Airton Dipp (PDT)
O plano de governo do candidato Airton Dipp (PDT) aponta que cabe ao poder público a promoção de políticas que garantam uma vida digna, o que inclui a promoção de atividades culturais.
Na área, a chapa entende que Passo Fundo possui “intensa” vida cultural, e que oferece à população tradicionais ações que envolvem conhecimento, ciência, tecnologia e inovação.
Neste sentido, o possível governo de Dipp coloca como desafio colaborar para a promoção das mais diversas expressões culturais, artísticas, científicas e tecnológicas em todos os lugares, valorizando iniciativas, pesquisadores e artistas da comunidade.
Marcio Patussi (PL)
O candidato Marcio Patussi (PL) entende a cultura como fundamenta para a formação da identidade de uma comunidade. Seu plano de governo aponta problemas na área, como a “escassez” de recursos, desvalorização dos artistas e falta de políticas públicas efetivas e de eventos culturais.
Para combatê-los, Patussi propõe o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, a inserção da cultura artística no currículo das escolas e a promoção de eventos culturais. Também na área, o candidato quer revitalizar o Festival Internacional de Folclore e criar uma Orquestra de Câmara de Passo Fundo.
Pedro Almeida (PSD)
Se reeleito, Pedro Almeida (PSD) pretende fortalecer a cultura através do Fundo de Incentivo. Entre as propostas, o candidato quer ampliar a presença de eventos culturais nos bairros da cidade e criar dois eventos: um festival gastronômico anual e uma feira permanente para valorizar e potencializar os artistas locais.
Entre as ações, Pedro aponta a necessidade de retomar a Jornada Nacional da Literatura e atividades que fomentem a leitura, e qualificar o espaço Roseli Doleski Pretto.
Por fim, seu plano de governo também estrutura a criação de um projeto para valorizar o turismo, com rotas urbanas e rurais, chamado “Caminhos de Passo Fundo”.