Moradores da Vila Annes, em Passo Fundo, reclamam que as contas de água aumentaram depois da troca de hidrômetros na região. Em alguns casos, o custo cobrado pelo abastecimento dobrou desde fevereiro.
Em um prédio de três apartamentos, a conta mensal chegava a cerca de R$ 400 antes da troca dos aparelhos responsáveis por medir o consumo de água. No primeiro mês após a substituição, a cobrança subiu para R$ 900.
— Descartamos a possibilidade de vazamento e procuramos a Corsan, que disse que não tem o que fazer. Nos recomendaram pagar a conta de forma parcelada ou então procurar a justiça — relata um dos moradores, Luzardo Dias.
O mesmo aconteceu em uma mecânica. O proprietário, Alberto de Almeida, notou o aumento do custo há pelo menos três meses. A cobrança, que costumava ser de em torno de R$ 200, passou para R$ 400.
— Aqui só temos um banheiro e mal usamos água para fazer o reparo dos carros. É algo muito estranho esse valor e algo que faz falta nas economias do fim do mês — disse.
Outro morador passou ser cobrado em valores mais altos desde agosto do ano passado. O chapeador Sidnei Amaro conta que as contas já oscilaram entre R$ 408, R$ 300 e R$ 280. No mês de março teria tido o valor mais baixo, de R$ 180.
— Onde que se viu pagar R$ 408 em uma casa onde moro sozinho? Sei que meu consumo é baixo, a casa é pequena e tomo dois banhos por dia. Os valores de tudo subiram, mas essa conta não faz sentido — desabafa.
Além da Annes, outros bairros de Passo Fundo terão hidrômetros substituídos ao longo de 2024. O aparelho que mede o consumo de água precisa ser trocado após cinco ou sete anos de uso, conforme o modelo. Somente neste ano, 16,4 mil alcançarão o prazo de validade. Desses, 12,1 mil já foram passaram por substituição.
Aumento nas contas é normal, diz Corsan
O gestor de relações institucionais da Corsan de Passo Fundo, Aldomir Santi, classificou o aumento no valor cobrado pelas contas de água como "normal". O motivo, segundo ele, é o fato de que o hidrômetro antigo poderia registrar consumo menor que o real pelo fato de estar defasado.
— Os medidores são formados por engrenagens que, com o passar do tempo, sofrem desgaste e levam o medidor a registrar menos a cada ano que passa. Então após a troca ele não “marca a mais”, mas sim o volume real que passou — explica.
Caso os moradores notem que o volume de acréscimo está acima do normal, a orientação é checar se há algum vazamento. Isso pode ser feito fechando todos os pontos de água e conferindo se o medidor continua a girar.
Se mesmo assim não for constatado um vazamento, pode ser que haja erros de leitura ou de problema no hidrômetro. Nessas situações, o morador deve analisar a leitura do mês anterior para comparar os gastos ou entrar em contato com a Corsan para solicitar a correção no hidrômetro.
Para isso, o cliente pode ir presencialmente à sede da Corsan no Centro de Passo Fundo (Av. Sete de Setembro, 49). Online, é possível acessar o aplicativo da Corsan, site, ou ligar gratuitamente pelo 0800.646.6444 ou WhatsApp (51) 99704-6644.