A Corsan utiliza quatro caminhões-pipa para recuperar o nível de água dos reservatórios de Passo Fundo na manhã desta segunda-feira (4). O trabalho vem na esteira de falhas no abastecimento em bairros da cidade no fim de semana, quando equipes interromperam a captação no Arroio Miranda por alta turbidez.
A partir do aumento do volume de água, com ajuda do caminhão-pipa, o abastecimento deve ser facilitado nos bairros localizados em partes altas de Passo Fundo, como grande Vera Cruz, Fátima, Petrópolis, Boqueirão, grande São José, Jerônimo Coelho e Santa Marta.
Segundo a Corsan, a água do Arroio Miranda só pôde ser utilizada no sábado (2) à noite, em escala reduzida, depois da limpeza feita por mergulhadores no ponto de captação.
Enquanto isso, pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF) devem coletar amostras da água para novas análises laboratoriais da água. O objetivo é identificar o que está causando a turbidez e a coloração barrenta.
No domingo (3), equipe do Corpo de Bombeiros inspecionou o entorno do Arroio Miranda e mananciais que desaguam na represa para verificar os possíveis motivos da água chegar no ponto de captação com turbidez e lama acima do normal. A apuração deve identificar se trata de um fenômeno da natureza ou um crime ambiental.
Um trabalho de limpeza feito por mergulhadores, concluído na noite de sábado, ajudou a reduzir a turbidez na água. No entanto, ainda há características de lama no local, informou a Corsan.
Contato com a Corsan
Para mais informações, a Corsan informa que deixa os seguintes contatos à disposição da população: