Pelo menos 182 famílias tiveram o abastecimento de água regularizado na Ocupação Vista Alegre, no bairro São Luiz Gonzaga, em Passo Fundo. Um ato na manhã deste sábado (6) marcou o momento e contou com a presença dos moradores.
As instalações ocorreram de forma gratuita pela Corsan, por meio do programa Água, Vida e Cidadania, que oferece a primeira ligação à rede de forma gratuita e isenção de pagamento pela instalação do hidrômetro.
As famílias começarão a pagar pelo consumo após três meses. Depois, também poderão contar com a tarifa social, que oferece desconto de 60% nos primeiros 10 mil litros de água consumidos a cada mês. Para manter o benefício, os moradores precisarão seguir atendendo aos critérios estabelecidos pela legislação.
A empregada doméstica Luciana Chaves de Oliveira mora na ocupação há pelo menos sete anos, junto ao marido e a filha, de 12 anos. Ela lembra que foi uma das primeiras moradoras a chegar no local e afirma que a ligação da residência à rede de água é um alívio para todos.
—Para nós significa tudo, porque vai melhorar para nós fazermos nossas higienes, a limpeza na casa, para limparmos nossos alimentos, até porque, antigamente, muitas vezes a gente não tinha água nem para tomar. Então, isso foi uma vitória conquistada, não só para mim, mas para todos que moram aqui — disse.
A pensionista Denair Sandri mora na ocupação há mais de nove anos. Para ela, o momento é de muita alegria, sendo uma conquista para toda a comunidade.
— Esse é um passo bem importante que nós conseguimos dar. Antes era somente de forma irregular e era muito difícil ter água, às vezes só à noite. Quando chegou a pandemia da Covid-19, nós entramos na Justiça para pedir as bicas d'água. Aqui foi negado, foi recorrido a Porto Alegre, e foi decidido que tinha que colocar bica. Foram colocadas três bicas d'água aqui, e hoje, mais uma luta depois disso se realizou. A ligação de cada um ter o seu relógio de água, uma água potável, que não falte água para os outros —pontuou Denair.
De acordo com o superintendente de Relações Institucionais da Corsan, Aldomir Santi, foram mais de R$ 480 mil em investimentos no local. O valor abrange a tubulação e outros equipamentos que foram necessários para instalar 1.134 metros de rede e mais de 1,6 mil metros de ramais prediais e domiciliares.
— Uma obra importante que nós iniciamos lá atrás, uma negociação entre prefeitura, Corsan, Ministério Público, para viabilizar a regularização dessas áreas de ocupação. Começamos lá pelo bairro José Alexandre Záchia e, na sequência, estamos aqui no Vista Alegre — destacou.
Esta é a segunda área de ocupação em Passo Fundo a ter ligação gratuita de água. A primeira foi a Ocupação 4, no bairro Záchia, em dezembro de 2023. Segundo Santi, os trabalhos de regularização devem continuar em outras ocupações do município.
— Nós já estamos conversando com a Secretaria da Habitação e vamos partir para uma outra ocupação que, acredito, será a Valinhos 2, que também já está apta a receber esses investimentos e essas melhorias — projetou.
No final, cada morador também recebeu a doação de uma muda de árvore nativa, por meio de uma parceria da Corsan com o Viveiro da Cidadania, APAE e Cotrijal.