O norte do RS é a região mais atingida pela falta de energia elétrica após o temporal registrado na manhã de sexta-feira (29). Segundo a RGE, concessionária responsável pela distribuição, dos 30 mil clientes afetados, 26 mil são de municípios da Região Norte.
A interrupção no serviço ocorreu em função da chuva e fortes rajadas de vento, que derrubaram árvores, galhos e postes em diversos municípios do RS. Em nota, a RGE informou que, desde sexta-feira, 220 mil clientes ficaram sem abastecimento. Agora, 30 mil ainda precisam ter o serviço restabelecido.
Por causa da interrupção, produtores rurais já registram prejuízos. Em Frederico Westphalen, mais de 60 famílias de Linha São Brás e Linha Mazonetto estão sem abastecimento de luz e água desde sexta-feira (29). Uma propriedade rural que retira sua água de um poço artesiano comunitário busca alternativas para matar a sede dos animais.
— Como não tem luz, ficamos sem água também. A alimentação dos suínos, bovinos e aves está comprometida e alguns já começaram a ficar doentes. Perdemos cerca de 4 mil litros de leite por dia desde sexta-feira, porque não tem como armazenar — afirmou a produtora rural Roseli Zanchin.
No município de Sagrada Família, 29 famílias da Linha Sete Lotes seguem sem energia elétrica neste domingo (31) depois que o poste que abastece a localidade caiu com a força do vento na sexta-feira. Moradores afirmam que o poste foi recolocado por equipes da concessionária, mas a distribuição ainda não foi restabelecida.
Com a falta de energia elétrica, houve falha no abastecimento de água. Segundo a prefeitura, a distribuição acontece através de poços artesianos construídos por uma associação de moradores.
Em Santa Rosa, na Região Noroeste, moradores do bairro Central relatam que estão há mais de 48 horas sem energia elétrica. Há, ainda, informação de falta de luz em Tenente Portela. Segundo a RGE, equipes estão nas comunidades para restabelecer a energia, mas o trabalho é lento uma vez que alguns pontos precisam ser reconstruídos (leia a íntegra abaixo).
O que diz a RGE
Leia a íntegra da nota enviada pela RGE sobre a interrupção do abastecimento de energia elétrica no RS:
"O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (29) afetou de forma intensa a Região Norte do Estado, com grande volume de chuva, descargas atmosféricas e fortes ventos, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios da área de concessão da RGE, desligando 220 mil clientes com danos na rede elétrica provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
As equipes da RGE estão totalmente mobilizadas e já restabeleceram o fornecimento de energia para 190 mil clientes (86%) e continuam trabalhando nos 30 mil clientes ainda desligados (dados de hoje, 31/12, até às 10h), a maioria (26 mil) na região Norte, com segurança e no menor prazo possível. No entanto, agora o trabalho para restabelecer o fornecimento a esses clientes desligados é de reconstrução das redes de distribuição danificadas, serviço que é naturalmente mais lento e torna a normalização mais demorada.
A empresa alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento".
A RGE orienta que os clientes sem eletricidade entrem em contato pelos canais de atendimento. São eles:
- SMS: envie mensagem com o código da residência que consta na conta de energia elétrica para 27350
- WhatsApp: (51) 9 9955-0002
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900