A CCR ViaSul deu início nesta semana às obras no novo trecho a ser duplicado da BR-386, entre Soledade e Fontoura Xavier, no norte do RS. São cerca de 27 quilômetros que receberão as intervenções.
Nesta etapa, as ações estarão concentradas na região de Soledade, com implantação de canteiro de obras, pátio de estacionamento de máquinas e instalação de sinalização.
A ordem de serviço foi assinada em 25 de outubro. O Consórcio Construtor Viasul, formado pelas empresas OECI e Power China, será responsável pela duplicação do novo segmento, que tem previsão de conclusão para 2025.
Com previsão de utilização de cerca de 80 máquinas no trecho, as obras contarão com aproximadamente 800 operários durante a execução, que serão divididos em três frentes de trabalho — que vão desde supressão vegetal, drenagem, terraplenagem até, posteriormente, pavimentação e implantação de nova sinalização. Além da produção de vigas, estacas e outras peças pré-moldadas utilizadas nas novas passarelas, pontes e viadutos.
De acordo com a CCR ViaSul, serão investidos no novo segmento cerca de R$ 340 milhões, contemplando, além da duplicação, oito quilômetros de novas vias marginais, duas novas interseções, dois novos retornos, uma passagem inferior e duas novas pontes.
Duplicação da BR-386
Desde 2021 a CCR ViaSul vem trabalhando nas obras de duplicação do primeiro trecho, entre Marques de Souza e Lajeado, num total de 20,3 quilômetros de novas pistas. Além disso, as ações incluem a construção de 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.
Ainda seguem em implantação novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.