Cerca de 300 vagas de trabalho estão abertas para a duplicação da BR-386, no trecho entre Soledade e Fontoura Xavier, no norte do RS. Os cargos são para os próximos três meses, mas a expectativa da concessionária CCR ViaSul, responsável pela obra, é de que 800 postos de trabalho sejam criados até a conclusão da rodovia, prevista para 2025.
A empresa procura por operários para atuar como ajudante de produção, apontador, auxiliar de serviços gerais e motoristas de caminhão, além de operador de carregadeira, escavadeira, motoniveladora, de rolo e de trator esteira.
Os interessados podem enviar currículo para o e-mail rh.ccviasul@gmail.com. Outra opção é procurar o Centro de Treinamento da CCR Viasul em Soledade, na Rua Osvaldo Gomes Vieira, 50, bairro Vila Ipiranga. O horário de funcionamento é das 8h às 11h30min e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Confira os pré-requisitos de cada vaga
- Ajudante de produção e auxiliar de serviços gerais: alfabetizado
- Motorista de caminhão comboio: CNH categoria C ou D, seis meses de experiência e curso MOPP de transporte de produto perigoso
- Motorista de caminhão basculante e pipa: CNH categoria C ou D, seis meses de experiência e Ensino Fundamental incompleto
- Motorista de caminhão munck: CNH categoria C ou D, seis meses de experiência, Ensino Fundamental incompleto e curso de operador de equipamento de guindar (NR 18)
- Motorista de carreta: CNH categoria E, seis meses de experiência, Ensino Fundamental incompleto e curso de condução de veículo de carga indivisível
- Operador de escavadeira, motoniveladora, trator esteira, rolo e carregadeira: CNH categoria C ou D, seis meses de experiência, Ensino Fundamental incompleto e curso especializado em máquinas pesadas (NR 11).
Duplicação da BR-386
Após a assinatura da ordem de serviço, ações preliminares entre os quilômetros 245,3 e 270,8 começaram na última semana. No momento, as equipes estão focadas no corte da vegetação as margens da rodovia, sem interferência no trânsito.
De acordo com a CCR ViaSul, devem ser investidos cerca de R$ 340 milhões na obra. Além da duplicação nos 27,3 quilômetros, estão previstos mais oito quilômetros de novas vias marginais, duas novas interseções, dois novos retornos, uma passagem inferior e duas novas pontes no trecho.
A duplicação entre Soledade e Fontoura Xavier faz parte de um projeto que começou em 2021 na cidade de Lajeado, no Vale do Taquari. No total, mais de 165 quilômetros da BR-386 receberão melhorias, o que deve afetar 22 municípios entre Carazinho e Lajeado. O investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul.