O Ypiranga tem um motivo a mais para comemorar seu aniversário de 100 anos, que ocorre neste domingo (18). Isso porque neste sábado o Canarinho venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0, no Estádio Colosso da Lagoa, e confirmou a classificação à próxima fase da Série C com uma rodada de antecedência.
Com o resultado, o time gaúcho subiu para a quinta posição, com 31 pontos e assegurou uma vaga entre os oito clubes que tentarão o acesso à Série B. Para manter a posição até o final desta rodada, o Ypiranga precisa torcer para que o Volta Redonda (sexto, com 31 pontos) não vença a Ferroviária, na segunda-feira (19), às 20h.
Na última rodada da fase classificatória o Canarinho irá até Minas Gerais para enfrentar o Athletic. Todas as partidas do dia terão início às 17h.
O jogo
O Ypiranga começou a partida pressionando os visitantes no campo ofensivo e criou a primeira oportunidade logo aos quatro minutos. Zé Vitor recebeu na área e concluiu com perigo, obrigando o goleiro Rafael Mariano a fazer uma boa defesa para evitar o gol.
Aos 13, o Canarinho armou contra-ataque com Fabrício. O jogador mandou uma pancada de fora da área, para outra defesa do goleiro adversário. A bola ainda bateu no travessão antes de sair pela linha de fundo.
Depois da pressão inicial, os donos da casa viram o Sampaio Corrêa subir a marcação e criar mais chances. A melhor oportunidade foi aos 34, quando Nadson superou a marcação, mas na hora da finalização foi interceptado pela zaga.
Na volta do intervalo, o Ypiranga tentou controlar o passe de bola, para construir boas chegadas ao ataque. No entanto, o time maranhense estava bem postado em campo e se antecipava na marcação.
Depois dos 20 minutos, os donos da casa se impuseram, cresceram no jogo e tiveram duas chances em sequência para balançar a rede. Na primeira, Mirandinha levou a melhor contra a zaga adversária e concluiu para a defesa de Rafael. Um minuto depois, Gedeílson arriscou um chute, de fora da área, que passou à direita do gol.
No entanto, aos 34, o Canarinho conseguiu furar o bloqueio e abriu o placar no Estádio Colosso da Lagoa. Reifit cruzou na área para Edson Cariús, que cabeceou, mas parou na defesa de Rafael. No rebote, Jhonatan Ribeiro mandou uma cabeçada certeira para anotar o gol que decretou a vitória e a classificação do time gaúcho aos quadrangulares da Série C.