A campanha do Passo Fundo Futsal (PFF) dentro de casa, nos jogos da Copa dos Pampas e, principalmente, no Gauchão, tem sido positiva. Atuando dentro da Arena Comercial, o clube ainda não foi derrotado nas duas competições. Um fator decisivo para isso é a presença da torcida. Em 12 jogos pelas duas competições, a média de público é de 2.028 pessoas por partida.
Em 12 duelos pelos dois campeonatos, o PFF venceu 11 partidas e empatou apenas uma. O único empate ocorreu justamente no jogo em que houve quebra de recorde na Arena Comercial. Mais de 2.800 pessoas assistiram ao confronto contra o Horizontina, que terminou em 1 a 1, no jogo de ida das semifinais da Copa dos Pampas, na última segunda-feira (9).
O jogo com o menor público foi na segunda rodada do Gauchão, contra a AGE, no dia 3 de junho. Na ocasião, 1.712 torcedores acompanharam a vitória do Passo Fundo por 1 a 0 sobre o time de Guaporé.
A média de público do PFF no Estadual é de 1.959 torcedores por partida. Quando se trata da Copa dos Pampas, a média é superior: 2.166 pessoas por partida.
Motivos para o sucesso
A Arena Comercial foi inaugurada em maio deste ano. O bom momento da equipe também tem sido um atrativo para o torcedor, que apoiou e ajudou a manter o time com 100% de aproveitamento jogando em casa pelo Gauchão.
- Não temos dúvidas de que o bom momento do time em quadra faz com que o torcedor se mobilize. A gente percebe que a cidade abraçou o time. O futsal é uma grande alternativa esportiva e cultural no município. Acredito que a torcida atende a todos os esforços da diretoria para mobilizar o público - avaliou o presidente do clube, Marcio Patussi.
Além disso, o mandatário do PFF pontuou outros dois fatores que contribuem para o sucesso de público nos jogos.
- Nós temos as escolinhas de futsal com mais de 150 alunos. Conseguimos trazer esses alunos para os jogos e, consequentemente, eles trazem a pais junto. É um evento para a família. Os jogos do Passo Fundo têm esse envolvimento familiar, que contribui para a alta da média de público - destacou Patussi, que ainda complementou:
- Aliado a isso tem a questão da própria Arena Comercial, que tem a comodidade, segurança e conforto. O atendimento faz com que o torcedor se sinta bem e tenha prazer de ir aos jogos do time.
A tendência é que os números de torcedores nas arquibancadas aumentem nas próximas semanas. Isso porque o Passo Fundo está nas semifinais da Copa dos Pampas e nas oitavas de final do Gauchão. A expectativa é de casa cheia nos próximos compromissos na Arena Comercial.
Público nos 8 jogos do Gauchão: 15.674
- Passo Fundo 1x0 AGE: 1.712 torcedores
- Passo Fundo 3x2 Assoeva: 2.133 torcedores
- Passo Fundo 7x3 Lagoa: 1.802 torcedores
- Passo Fundo 3x2 AMF: 2.092 torcedores
- Passo Fundo 4x3 AVF: 1.802 torcedores
- Passo Fundo 4x3 Carazinho: 2.198 torcedores
- Passo Fundo 4x0 ALAF: 1.790 torcedores
- Passo Fundo 5x2 Uruguaianense: 2.145 torcedores
Média de Público: 1.959 torcedores por jogo
Público nos 4 jogos da Copa dos Pampas: 8.665
- Passo Fundo x Russo Preto: 1.812 torcedores
- Passo Fundo x AGSL: 1.899 torcedores
- Passo Fundo x AMF: 2.102 torcedores
- Passo Fundo x Horizontina: 2.852 torcedores
Média de público: 2.166 torcedores por jogo
Público total nos dois campeonatos: 24.339
Média de público: 2.028 por jogo