Em uma noite que teve quebra de recorde de público na Arena Comercial, o Passo Fundo Futsal ficou no empate, em 1 a 1, com o Horizontina no primeiro jogo da semifinal da Copa dos Pampas. Cerca de 2.850 pessoas assistiram ao duelo que teve o placar definido nos minutos finais.
Com isso, o confronto está aberto. O jogo de volta será no dia 28, em Horizontina. Quem vencer no tempo normal, garante lugar na grande final. Em caso de empate, haverá prorrogação. Se o empate persistir, a vaga será decidida nos pênaltis.
Antes do segundo jogo, o PFF volta as suas atenções para o Gauchão. Nos dias 14 e 23, enfrentará o Santa Rosa pelas oitavas de final.
Passo Fundo na frente
Nos primeiros movimentos do jogo, os visitantes estavam mais presentes na quadra de ataque. Mas a melhor chance aconteceu somente aos 7 minutos, quando Samuca chutou forte e obrigou o goleiro Bigode a se esticar para espalmar para fora.
O Passo Fundo tentava chegar no ataque, mas tinha dificuldades para vencer a marcação em jogadas individuais. Logo depois, Tevez e Samuca tiveram mais oportunidades, mas pararam nas mãos do goleiro do time da casa.
Depois da metade do primeiro tempo, o jogo mudou de lado. A primeira chance do PFF veio aos 9 minutos com Rômulo e, depois, com Pato, mas ambos pararam nas mãos do goleiro Ramon. Um minuto depois, Bigode arriscou o chute de longe, a bola sobrou para Pato, que estava dentro da área. Ele tentou se livrar da marcação, mas na hora do chute acabou finalizando sobre o adversário.
As redes só balançaram aos 12min55s, depois que Coito passou para Pato, que recebeu em frente à área e encobriu o goleiro, colocando o Passo Fundo na frente do placar.
O time da casa quase ampliou, quando Coito recebeu a bola na frente da área, chutou forte e o goleiro defendeu, mas a bola escapou de suas mãos e bateu na trave. No rebote ele a agarrou novamente.
Reação no final
O PFF começou a segunda etapa dominando as ações ofensivas. Aos 2min45s, teve a chance de ampliar o placar com Pato, que chutou rasteiro, mas o goleiro defendeu com os pés.
Os visitantes chegaram perto do gol aos 5 minutos, quando Viana recebeu na ala esquerda e concluiu para fora. Segundos depois, foi a vez de Maninho finalizar em gol pelo lado direito, mas Bigode defendeu com os pés e a bola ainda bateu na trave.
Apesar das oportunidades criadas pelo Horizontina, o time da casa seguiu ameaçando. Aos 7min30s, Rômulo roubou a bola no meio da quadra, avançou sozinho, mas chutou em cima do goleiro. Aos 11, ele teve outra chance clara e, mais uma vez, o goleiro Ramon cresceu, fazendo grande defesa. Cabreúva também teve uma ótima chance de balançar as redes, mas acabou concluindo para fora, aos 13.
O Horizontina seguiu buscando o gol, mas a defesa anfitriã conseguia neutralizar quase todas as tentativas. A situação dos visitantes piorou, aos 14min20s, depois que Tevez sofreu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Apesar disso, o PFF não conseguiu aproveitar os dois minutos que teve um jogador a mais em quadra.
O Passo Fundo voltou a ter grande chance de fazer o segundo gol, aos 17min30s, depois que Thiago chutou a bola no travessão. Porém, o time da casa foi punido pelas chances perdidas.
Nos instantes finais, o Horizontina passou a jogar com goleiro-linha. Depois da rápida troca de passes, conseguiu empatar a partida com o gol de Viana, aos 17min30s, decretando o placar final em 1 a 1.
Confronto aberto
Após a partida, Pato, autor do gol do PFF lamentou as oportunidades desperdiçadas pela sua equipe, mas garante foco para o confronto de volta.
- A confiança é a mesma. Fizemos um bom jogo, mas num jogo deste nível, em uma semifinal, não podemos vacilar. Tivemos chances de matar o jogo, ampliar o placar e dar uma tranquilidade. Mas a equipe deles tem qualidade e tomamos o empate. Mas está tudo em aberto. Vamos para Horizontina com a mesma confiança para buscar a classificação - concluiu o jogador.