Outra vez, Davi derrotou Golias. Mas, em 2o23, foi em uma quadra de futsal. Pior campanha da primeira fase entre os classificados, a Afucs, de Seberi, derrotou o poderoso Atlântico nos pênaltis, nesta quinta (12), no Caldeirão do Galo, em Erechim, e garantiu vaga nas quartas de final do Gauchão 2023.
O Atlântico, líder da classificatória do Estadual e, de quebra, da Liga Nacional de Futsal (LNF), sucumbiu diante do ferrolho defensivo do adversário. Na tempo regulamentar, o Galo de Erechim fez valer o mando de quadra e arrancou vitória por 4 a 1 — assim a disputa ia para a prorrogação porque a equipe de Seberi venceu o jogo de ida. Até ali, nada que a Afucs não esperasse: a grandeza do inimigo era reconhecida.
Nos 10 minutos finais, a resistência perdurou. O empate em 0 a 0 da prorrogação tem um nome: Glauber. O goleiro foi uma parede entre as traves. E, nos pênaltis, ao guardar a quinta cobrança, Chapinha foi o responsável por arremessar a pedra que derrubou o gigante. Jhonatan Ruas, Marquinhos, Lelê, Cunha também fizeram para a Afucs. Neguinho, Rick e Chape marcaram para o Atlântico, que viu o capitão Richard desperdiçar sua cobrança.
Não há chaveamento pré-definido na próxima fase. Os cruzamentos serão definidos conforme as campanhas (as pontuações e gols ainda são computados).
O confronto
A Afucs implantou a tônica de quando atuou em casa, posicionou-se com os quatro atletas de linha na quadra de defesa e esperou o erro do Atlântico. O placar foi aberto aos 14 segundos, com gol de PL, após passe do pivô Kauê. A Afucs pôde retomar a estratégia reativa logo após porque empatou com Mateus, pouco depois de 1 minuto de bola rolando.
A pressão do Atlântico continuou com chutes de média distância que paravam no goleiro Glauber ou nos marcadores. Entretanto, mais uma vez Kauê conseguiu espaço para outra assistência e descobriu o fixo Neguinho avançado na direita, que finalizou para o 2 a 1 do Galo. E foi justamente ele que consolidou a vitória na segunda etapa.
Aos 6 minutos, Neguinho — atleta da seleção brasileira — aproveitou o rebote do goleiro depois de finalização de Chape e ampliou. Segundos adiante, novamente o fixo apareceu na área para guardar o terceiro dele e o quarto do Atlântico: 4 a 1.
Prorrogação
Com mais dois tempos de cinco minutos para desempatar a decisão, a tensão aumentou. O Atlântico teve mais posse de bola e seguiu com um bombardeio, mas Glauber confirmou que estava em quadra para ser o nome do jogo por parte da Afucs.
Ele defendeu inclusive um tiro livre direto quando faltavam cerca de 2 minutos para o fim da prorrogação e evitou o que poderia ser o gol da classificação ao adversário.
Em seguida, Neguinho chutou na trave e, no rebote, Chapinha tirou a bola debaixo das traves e garantiu a Afucs nos pênaltis. Ele mesmo faria a quinta cobrança, completando 100% de aproveitamento da equipe nas penalidades.